quinta-feira, 2 de abril de 2009

A vida é uma viagem que fazemos juntos


Recebi esse texto e resolvi compartilhar:

A vida é como uma viagem de trem... cheia de embarques e desembarques. Quando nascemos, ao embarcarmos, encontramos pessoas que acreditamos que farão conosco a viagem toda: nossos pais, nossos avós. Não é verdade. Infelizmente, em alguma estação, eles desembarcam, deixando-nos com um vazio que jamais será preenchido. Ficamos órfãos do amor mais puro...

Mas isso não impede que, durante a viage
m, embarquem pessoas interessantes que irão ser especiais para nós: nossos irmãos, filhos... amigos e amores. Alguns passageiros, embora sendo pessoas do nosso afeto mais íntimo, acomodam-se em vagões diferentes do nosso. Isso nos obriga a fazer a viagem separado deles. Mas isso não nos impede de irmos ao encontro deles.

Essa viagem é assim mesmo: cheia de atropelos, sonhos, fantasias, encontros, desencontros, esperas, embarques e desembarques. Nenhuma estação é igual a outra, nada se repete igual...

Importante é não esquecer nunca que, em algum momento do trajeto, nossos companheiros de viagem poderão fraquejar, mentir, trair... e provavelmente precisaremos entender isso. Nós mesmos fraquejamos algumas vezes... e pode existir coisa melhor do que ser compreendido quando nós mesmos nos condenamos?


O grande mistério dessa viagem é que não sabemos em qual estação desceremos. Mas nos agarramos na esperança de que, em algum momento, estaremos na estação principal e teremos a emoção de vê-los chegar com sua bagagem - bagagem que não tinham quando embarcaram no trem. E o que me deixará feliz é saber que, de alguma forma, eu colaborei para que essa bagagem tenha crescido e se tornado valiosa.


Agradeço muito a você por fazer parte da minha viagem e por mais que nossos assentos não estejam lado a lado, com certeza o vagão é o mesmo, o trem é o mesmo... e com certeza nos encontraremos um dia no infinito.


3 comentários:

  1. Bacana o texto.

    Gostei. Falar sobre o mistério da vida é meio "lugar comum" mas sempre suscita pensamentos e nos deixa a articular mudanças em nossas vidas, né?

    Agora mesmo estou pensando em tanta coisa.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Caio.

    É triste sabermos que muitas pessoas ficaram em alguma estação. Por outro lado, ficamos felizes porque novos passageiros acabam embarcando nas próximas estações.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito legal.
    Fato. Há tempos em que "ficamos órfãos do amor mais puro", mas é daí que surgem nossas forças.
    Texto mara. Obrigado por compartilhar.

    Abraço.

    ResponderExcluir