domingo, 19 de abril de 2009

O Divã



Continuo eu com minhas percepções, conclusões e fascinação pela mente e comportamento humano. Psicologia é uma das áreas que mais gosto de ler. Impressionante o estudo da mente, do comportamento e como que um gesto, um detalhe ou uma situação ruim provocada na infância, pode te afetar pela vida inteira, até na maneira como você se relacionará com as pessoas.

Vale a pena gastar dinheiro com psicólogo/psiquiatra/terapeuta? Sempre achei que não. Não estou descredenciando o trabalho destes profissionais e nem preciso enumerar as diversas contribuições que Freud, Jung, Lacan e tantos outros deixaram para a humanidade, mas acredito que todas as respostas que nós procuramos, estão dentro de nós mesmos.

Claro que esta explicação pode parecer simplista demais, mas a relação paciente-terapeuta eu vejo mais como um cego conduzindo outro cego. Da mesma forma que eu critico sacerdotes que se colocam como ponte entre o divino e os homens, as pessoas buscam terapeutas achando que eles terão as respostas, sendo que os próprios terapeutas não têm respostas para seus próprios conflitos. Então, se a vida do terapeuta já é um conflito só, com que autoridade ele pode opinar sobre a vida dos outros? Só por causa do diploma na parede?

Eu acredito que inconscientemente podemos escolher nossa profissão com base naquilo que não temos. Por que eu escolhi Comunicação? Porque falo pelos cotovelos, escrevo muito? Não. Quem me conhece sabe o quão tímido e calado sou. Inconscientemente falando, será que escolhi Comunicação para me "curar" da timidez, por exemplo? É algo a se pensar... Seguindo esta mesma linha de raciocínio, os psicólogos não escolheram este caminho para tentar solucionar primeiro seus conflitos, angústias e problemas internos?

Falo isso porque conheço muitos psicólogos e terapeutas e sei bastante dos conflitos pessoais que enfrentam. Um caso: conheço uma psicóloga que é conceituada aqui em Vitória. Marcar consulta com ela só com meses de antecedência... o conflito dela: seu marido é homossexual. E ela sabe disso! Então me pergunto: que moral, que autoridade ela tem para resolver os conflitos dos outros se ela não resolve o dela? Vive de aparências e por uma conveniência qualquer, mantém o casamento...

Talvez o grande problema da sociedade são as máscaras. Desde crianças aprendemos a usar tantas máscaras que perdemos nossa identidade e então aos 40, 50 anos buscamos terapeutas para nos ajudar a encontrar e descobrir quem somos nós. Talvez se fôssemos verdadeiros, se tivéssemos coragem de agir de acordo com nossa própria natureza, com nossa própria verdade, não teríamos tanta gente doente da alma.

Pra terminar, vou deixar a letra de uma música que tenho ouvido quase que todo dia e fala sobre uma relação familiar difícil em que um membro desta família busca um terapeuta em busca de respostas e até relata o diálogo paciente-terapeuta:

O Divã

Você não vê seu pai faz muito tempo. Ele morreu nos braços da amante dele, como ele foi capaz de fazer isso? Sua mãe nunca deixou aquela casa nem se casou com outra pessoa e você assumiu a responsabilidade só para poder confortá-la.

Você a faz lembrar muito seu pai portanto ela te expulsou. Dai você se pergunta o porquê de ser tão sensível e por que não consegue confiar em outras pessoas a não ser em nós dois. Mas então como eu posso pensar em perdoá-la? Esses anos todos são águas passadas; ela agiu sem pensar, foi egoísta e foi covarde se você quer saber.

"Não sei nem por onde começar. Por todos esses meus quase 50 anos eu tenho sofrido calado, tenho me adaptado sem parar, tenho suportado; Quem são vocês, essa geração mais nova, pra me dizer que eu tenho problemas mal resolvidos e não muitos exemplos de frutos de trabalho árduo?"

"Como vocês têm a coragem de sair falando por aí coisas como "Mágoa", "Cura" e "Luto"? Eu me sinto bem. Talvez nós não tenhamos nascido tão espertos quanto vocês; Naquela época era tudo mais difícil; Tínhamos certas responsabilidades: nós saímos da escola, direto pro trabalho, pro casamento, e logo em seguida nos tornamos pais."

Eu entrei no consultório dele, me senti muito desconfortável no divã. Ele estava sentado na minha frente, escrevendo suas hipóteses, sei lá. Eu tenho uma esposa adorável e compreensiva que não faz idéia de quão envolvida ela deveria estar. Você diz que a reação dele foi me dar bronca por todas as merdas que eu fiz.

"Um dia desses, minha querida filha, eu estava passando pela 203, eu subi as escadas da minha memória e eu bem me lembro de como elas fazem barulho. Ela só era legal quando bebia, ele só era legal em fotos e eu só estava tentando dar o meu melhor como irmão mais velho".

Me comportei as vezes confuso, as vezes pronto para explodir, ás vezes indignado, ás vezes magoado. Você tem noção de que eu pago pra ele 75 dollares por hora? O preço pode parecer exorbitante, mas as vezes acaba sendo uma bagatela. Eu gostaria que essas sessões durassem mais algumas horas.

Então, cá estamos enfrentando fantasmas parecidos (Sem ser coincidentemente); Está vendo, passar por isso na prática e não só na teoria não fará você abrir mão de sua majestade. Você é inteligente. Você é carinhoso. Você é corajoso. Você é generoso. E eu amo você muito mais agora do que eu jamais amei em minha vida toda.

3 comentários:

  1. Caio, meu querido amigo! Sinto muito em informar a você que todos os meus amigos que me conhecem e viram o video disseram que aquilo não condiz com a realidade! Acho que a maquina e o local fechado alteraram o sonoplastia kkkkkkkkkkkk alterando assim a minha voz! Minha voz é totalmente diferente daquilo lá que você ouviu Oo. Outro fator que ajudou foi eu ter que coxixar para a maquina ¬¬' Mas farei outro vídeo urgentemente para mostrar pra vocês em um lugar mais claro e onde eu possa realmente FALAR!

    abração!

    ;D

    p.s. vou ler seu texto em casa com mais calma ;D

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc quando diz que a resposta para todas as perguntas estão dentro de nós mesmos. Mas não concordo quando diz que psicólogos por terem conflitos e não conseguirem resolvê-los não têm moral pra resolver os dos outros. Todo mundo tem problemas e td mundo é um pouco terapeuta. Às vezes vc tá passando por uma fase difícil e não consegue encontrar uma luz no fim do túnel e de repente aparece algum amigo com outro momento complicado na vida e vc acaba ajudando de alguma forma.
    Acho que o papel do psicólogo é ajudar àqueles que tem um pouco mais de dificuldade a encontrar suas próprias respostas e verdades... e ajudando aos outros eles acabam se ajudando tbm.
    Fiz terapia por anos e anos da minha vida.. tantos que nem sei quantos.. claro que com isso não resolvi tudo, mas me ajudou a esclarecer muitas coisas que antes pareciam ser complicadas na minha cabeça! ;)
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Nãoo ouvi falar disso, tbm não sei se é verdade.
    Realmente é mt bom receber um elogio de alguém como Madonna que além da bagagem que carrega é uma pessoa extremamente crítica!!
    :)
    Qto ao seu post, acredito na psicologia, mas não em tds os psicólogos!!

    ResponderExcluir