sábado, 11 de abril de 2009

E eles viveram felizes para sempre?


Mais de uma semana sem postar nada... realmente estava muito atarefado. Trabalhando muito, dando conta das filmagens, ler textos e mais textos e preparar meu pré-projeto para a monografia da Pós-Graduação... ufa! Nada como um feriado para repor as energias!

Mas vamos ao assunto que quero comentar. Recentemente fui a uma festa de casamento na qual o casal estava celebrando 30 anos de casados. Várias coisas passam pela minha cabeça e uma delas é: como eles conseguiram?

Toda vez que vejo um casal com 25, 30, 40 ou mais anos de casados fico me perguntando... eles são felizes? Ou estão apenas acomodados a uma situação? Minha descrença em casamentos talvez tenha a ver porque casamentos (felizes) na minha família são raros e os que ainda se mantém são de aparência, conveniência, etc...

Nesta mesma festa de casamento, conheci um casal que estava junto há mais de 30 anos e conversando com a esposa, parecia o casamento perfeito. Falava como se fosse uma pessoa feliz e bem resolvida. Será que teria que mudar meus conceitos? Ledo engano... investigando um pouco mais a vida do casal, descobri que anos atrás o marido teve um caso com a irmã da esposa! E que não houve separação por causa dos filhos e principalmente, o que deve ter pesado foi o lado financeiro. Era mais rentável $, viável se manter casada do que separada. Preferiu fingir que nada aconteceu, colocou uma máscara e fica aí posando de casamento feliz. Com certeza existe uma mágoa profunda e tomara que esse recentimento não se manifeste em forma de doença.

Tenho um amigo que se orgulhava muito do casamento dos pais. Eu dizia pra ele que não existe casamento duradouro em que tanto homem quanto mulher foram honestos um com o outro e consigo mesmo durante tanto tempo. Ele dizia que eu falava isso porque meus pais eram separados e que nunca tive modelo de casamento feliz e tals... para não criar polêmica com ele, não dizia nada, aliás, é chato eu dizer pra um amigo e ficar levantando questões do tipo "ah, você acha que em 25 anos de casado, seu pai e sua mãe nunca tiveram um casinho sequer?" Enfim, não disse isso... tempos depois foi descoberto uma pulada de cerca da mãe dele... também não se separaram.

Não estou querendo dizer que em todo casamento duradouro a mulher ou o homem já tiveram seus casos extra conjugais. Não é isso. Fidelidade é possível sim por tanto tempo. Mas tirando as traições, que são "esquecidas", outro fator que mantém os casamentos é a tal da concessão. Não é difícil achar maridos reclamando das esposas e vice-versa. E falam da tal concessão que têm de fazer durante os anos de casamento. Aí que me pergunto: a troco de que? Por que as pessoas cometem essa violência com elas próprias diariamente? Pra ostentar um suposto casamento feliz? Pra que essa anulação de si mesmo ao longo dos anos? É medo de morrer sozinho(a)?

Conheço um casal em que a mulher sempre foi muito submissa ao marido, não o questionava em nada. É a tal da concessão. Consentiu tanto que deixou de existir. Esta mulher é uma incógnita. Não se sabe quem ela realmente é, o que pensa...
Analisando diversos casamentos tidos como felizes, é só investigar um pouco que veremos as feridas expostas. Talvez a impressão que estou passando com isso é de ser uma pessoa amargurada hehehe. Não sou não. Acredito no amor e tudo mais. Apenas não enxergo nele essa potência de ser eterno. Como tudo na vida, ele também acaba e quando acaba, não precisa necessariamente ter sido por motivos ruins como traição. O que foi amor ontem, hoje pode ter se transformado em amizade, companheirismo, um carinho. Quando o casamento era imposto pela sociedade e pela Igreja como algo eterno e indissolúvel, as pessoas tinham o direito de se sentir aprisionadas, mas hoje não. Pode-se separar sem a menor cerimônia. Então, por que as pessoas insistem em manter-se infelizes em casamentos infelizes?
Você conhece algum casamento realmente feliz?

Um comentário:

  1. Td relacionamento tem seus momentos difícieis, mas qd existe amor de verdade sempre há uma forma de resolver as coisas.
    Conheço mts casamentos felizes de mts anos. Claro que tiveram problemas, mas tds foram contornados e tds vivem bem até hoje.. não sei se amor dura pra sempre.. mas... que seja eterno enquanto dure..!!

    ResponderExcluir