quinta-feira, 16 de abril de 2009

A Vida Como Ela É


Quem ainda não leu essa coleção de contos e crônicas de Nelson Rodrigues, deve lê-la. O livro, como o nome já diz, relata diversos casos do nosso cotidiano. Simplesmente a vida como ela é. Os textos que Nelson escreveu em meados do século passado estão atualíssimos, pois diversos deles abordam a hipocrisia e a sacanagem que rola dentro das famílias.

Conversando ontem com minha mãe sobre um acontecimento na vida de uma conhecida nossa, na hora me veio à cabeça: o que Nelson Rodrigues escreveria a respeito? Relato o caso: (claro que os nomes são fictícos, apenas o fato é real)

Maria tem uma filha que se chama Joana, que é lésbica. A família de Joana (tios, tias, primos e primas) condenam a homossexualidade da garota e repudiam ainda mais sua namorada (que é pobre). Acontece que Maria, mãe de Joana, recentemente mantém um relacionamento com uma mulher, que é riquissima! Como dinheiro sobra para a namorada de Maria, ela paga várias coisas e ajuda a família de Maria. E a família de Maria repudia sua companheira rica? Claro que não! Preferem fingir de conta que são duas melhores amigas que moram juntas. É mais conveniente para a família acreditar nisso. E a namorada pobre? Ah, essa continua sendo escraxada por todos mas a namorada rica, a família prefere ver como amiga... Ê hipocrisia!

Admiro Nelson Rodrigues por ele falar dessa sujeira que é a família já em meados do século passado. Uma família fica posando de perfeita para a outra, mas se for investigar, não há essa harmonia, essa paz... é tiazona desejando o sobrinho adolescente, irmão desejando a mulher do irmão, ninfeta se fazendo de santa, quando na verdade já rodou na mão de todos os primos, homens e suas amantes, mulheres e seus amantes, filho sendo obrigado a se casar com uma mulher para satisfazer a vontade da família, quando na verdade é atráido pelo mesmo sexo, etc, etc, etc... a lista de coisas por trás dos panos é imensa.

Fico imaginando que foi bem melhor para mim crescer longe da minha família. Era só eu, meu pai, minha mãe e meu irmão. A grande maioria dos meus tios, tias, primos (de todos os graus possíveis), avôs e avó moravam e ainda moram em MG, então o contato que tinha era de uma vez por ano nas férias e olhe lá... hoje tenho primos de primeiro grau que não vejo há uns 15 anos... e olha que eu já sei muitos podres, ou melhor, hipocrisia de família... imagina se eu tivesse que conviver com isso e pior, se eles ficassem dando pitaco na minha vida? Uma das coisas que familiares mais sabem fazer é ficar dando pitaco na vida dos outros nas tradicionais reuniões de família...

Mas família é família! Todas são assim. Todas têm algo a esconder, todos botam uma máscara e interpretam um papel para os outros. Na minha tem casos assim e garanto que na sua também. Talvez você ainda não descobriu, mas que tem, tem. Família deveria ser seu porto seguro mas é uma das coisas que mais dão dor de cabeça nas pessoas... talvez seja por isso que as pessoas hoje estão mordendo umas nas outras... se nem em seu núcleo encontram conforto, quanto mais no mundo lá fora...

5 comentários:

  1. Adorei! Ja quero ler esse livro
    saoiudhasodiuhasoidhaoiuh


    abraço amigo e bom final de semana para você tbm!

    ;D

    ResponderExcluir
  2. Adoro Nelson Rodrigues, sempre assistia as séries baseadas em obras dele que passavam na globo.. o máximo!

    ResponderExcluir
  3. Estou mais ou menos na mesma situação que Joana, a diferença que antes de tudo que poderia acontecer na família acontecesse, me mandei.. moro longe de td mundo, outro país, apesar da grande maioria saber de tudo.. levo minha vida, pago minhas contas... podem pensar o que quiserem, mas ngm tem o direito de se meter..
    Muito bom seu blog! ;)

    ResponderExcluir
  4. Acredita que nunca li?
    Pois é, sou louco pra ler. Preciso separar um tempo para fazê-lo. Só escuto coisas boas sobre o livro e o Nelson Rodrigues como um todo.

    ResponderExcluir