sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ideologia, eu quero uma para viver


Estava vendo ontem na TV Globo o filme Cazuza e enquanto assistia-o, veio a mim um sentimento de nostalgia que me fez relembrar da minha adolescência. Vendo Daniel de Oliveira interpretando um Cazuza louco e intenso, me fez lembrar que eu também já quis mudar o mundo.

Não lembro de Cazuza, quando ele morreu eu era criança, meus anos adolescentes foram no fim dos anos 90 e começo dos anos 2000, portanto, minha geração não saiu às ruas contra a ditadura ou em favor das Diretas Já. Também nunca fui tão porra-louca como Cazuza, mas já fui um menino que queria mudar o mundo.

Lembro de quão simpático ao comunismo eu era. Apesar da União Soviética já ter acabado há muito tempo quando me interessei pelas idéias comunistas, sempre achava que um dia ela ressurgiria das cinzas e como achava injusto ela ter perdido a Guerra Fria para os EUA. Como eu gostava de estudar a Revolução Russa, a Segunda Guerra Mundial e tudo relacionado à Guerra Fria nas aulas de História... achava Che Guevera e Fidel bons camaradas e não assassinos terroristas e cruel ditador como acho hoje... achava que O Capital, de Karl Marx deveria ser a nova Bíblia dos tempos modernos... como criticava o imperialismo norte-americano e achava Cuba irada... Até pensei em me filiar ao PC do B!!! Nossa, onde eu estava com a cabeça? Como eu devo ter enchido o saco das pessoas com esse papo socialista hehehe... insanidades típicas de uma mente adolescente.

O tempo passou... novas idéias, realidades e responsabilidades foram chegando que o revolucionário, o otimista com a causa vermelha ficou para trás e se tornou apenas uma gostosa lembrança de uma época sem preocupações.

Associado a tudo isso, li uma matéria num jornal local dizendo que amanhã, alguns adolescentes vão se reunir em uma praça aqui em Vitória para uma guerra de travesseiros... Hã? Eu li certo? Li sim... enquanto estava lendo a reportagem, imaginei que seria um ato simbólico, um protesto em favor dos pobres gansos que abdicam de suas penas para que possamos dormir confortavelmente em travesseiros de penas de ganso... mas não. Não há sentido nisso. Será apenas uma estúpida guerra de travesseiros. Fui pesquisar isso na internet e vi que essa bobagem já aconteceu em cidades da Rússia, do Canadá e dos EUA.

Sinceramente, as vezes acho que não faço parte deste mundo... cheguei ao questionamento: qual seria a ideologia dos adolescentes de hoje? No que eles acreditam? E logo me veio a resposta. Ninguém defende mais uma corrente de pensamento, seja ele político, econômico ou filosófico. A nova geração defende uma só coisa - o dinheiro. É preciso passar no vestibular, seguir uma carreira que dê dinheiro, acumular fortunas durante a vida, ter mansões, carrões, passar férias em Nova York ou na Europa e ganhar mais dinheiro e mais dinheiro. Dane-se o mundo e os outros. Eu quero é saber do meu! É isso que eu acho que é a nova filosofia da nova geração.

Não estou criticando o capitalismo (minhas idéias vermelhas já não existem mais hehehe), nem o dinheiro, nem riqueza, nada disso. Dinheiro é muito bom, eu gosto, todos gostam. É ótimo e saudável ter dinheiro proveniente do trabalho e tals, é ótimo gastar, etc, etc... eu, inclusive, tenho compulsão por comprar... mas só acho perigoso quando você se torna escravo dele e ele passa a ser o seu deus.

A que se deve esse desinteresse dos jovens? Será que depois de tantos sistemas econômicos e políticos fracassados, eles concluiram que de nada adianta? Tudo acaba na mesma mer**? Há essa mobilização em torno do meio ambiente agora, mas são poucos ainda que se deram conta da situação e fazem algo a respeito.

Os escândalos em Brasília, por exemplo. A bola da vez é o Senado e suas mordomias. Todos estão achando um absurdo o que os senadores gastam e os privilégios que têm. Se amanhã surgir um caso de corrupção em outra instituição do governo, as atenções se voltarão para esta instituição e o Senado será esquecido e o caso abafado. Sempre é assim. Para esquecer um escândalo, basta outro.

Quem tem força para mudar a moral vigente são os jovens e adolescentes com suas novas idéias, porque se depender da gente mais crescida e mais velha, as coisas não mundam nunca. O papel do jovem na sociedade é esse, o de transformação. Mas parece que nem isso mais essa nova geração quer. Será que todos vão acabar como disse Cazuza no filme? Velhos, carecas, burocratas e caretas? Ideologia, eu quero uma para viver.

11 comentários:

  1. Muito bom texto, Caio.

    Verdade, os adolescentes de hoje são uma decepção. Tivemos uma época de revolução. Uma época de rebeldes sem causa e atualmente, os nossos adolescentes até a rebeldia perderam. Temos uma juventude formada por consumistas. Ou pior, consumistas sem causa. Brigamos por comprar o que não precisamos e a única revolta dos nossos adolescentes é quando os pais não podem suprir esse ímpeto consumista...não podem nos municiar com o dinheiro necessário. Nesse caso, nos revoltamos novamente...rebeldes sem causa decorrentes de um consumismo sem causa não realizado completamente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não moro mais no Brasil mas posso dizer que aqui nos Estados Unidos a coisa não é muito diferente. Jovens cada vez mais alienados tomam conta do país. Nada além de bebidas, drogas e sexo importa pra eles. É triste chegar a essa conclusão, mas se o futuro do mundo depender apenas desses tipos de criaturas, infelizmente não sei onde iremos parar...

    ResponderExcluir
  3. PERFEITO!

    Esse é um dos melhores post's que já lí Amigo.
    Suas Idéias (apesar de eu nunca ter tido pensamento comunista) São exatamente iguais as minhas e suas palavras se encaixam exatamente em pensamentos que já tive.

    Vim conferir seu Blog depois de seu comentário ao meu e me surpreendi com esse ultimo post.

    Blog Sensacional, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. eu me enquadro naqueles que nunca seguiram uma 'ideologia', mas tenho meus ideais.

    acredito que a tv teve grande influencia na criação dessa juventude que aí está.

    tenho ouvido muito essa música do cazuza.



    gostei do texto. infelizmente é isso que tem ocorrido =/

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante sua reflexão sobre o filme do Cazuza – um rapaz talentosíssimo, culto, de família high society, mas completamente desviados dos padrões sociais cariocas dos anos 80 e do convencionalismo pós-ditadura militar. Ele realmente fugiu do lugar comum, mesmo sendo pop. Ideologia...

    Acredito que mesmo os [focking] jovens de hoje ainda têm, de forma modificada e suprimida pela cultura de massa... Digo jovens adolescentes, jovens jovens e até aqueles jovens de quarenta e poucos anos.

    A guerra de travesseiro eu achei fantástica. Acredito que nunca houve em vitória um happening como o Pillow Fight. E ainda, essa semana a arte está em erupção na ilha. Além dessa manifestação pública de arte contemporânea [no qual está acima de ideologias, pois acredito que se encaixa no estado da arte] Andy Wahol está no MAES – Fantástico! Poucos jovens de Vitória estão modificando a paisagem da cidade com conceito, instalações, atitudes, experiências... Aliás, perceberam que os grafittes estão deixando as vias mais bonitas? Mas como sempre a história do ocidente narrou: a mudança, a vanguarda e o novo surgem aos poucos e para poucos...

    Será que o jovem contemporâneo que é politizado tem certa erudição, devido uma escassez de engajamento social da massa? Ou nós com quase trinta vivemos em uma lacuna cultural entre a década perdida e a revolução da internet?


    “Sem lenço, sem documento
    Nada no bolso ou nas mãos
    Eu quero seguir vivendo, amor
    Eu vou... por que não, por que não?”

    ResponderExcluir
  6. Eu me considero um ser fora do contexto ideal. Daria tudo para ter nascido na época do cazuza, ditadura, contextos históricos que realmente valeram a pena... Isso não me fez deixar de viver cada momento que perdi por não estar presente. Um legado que recebi desde o princípio. Descobri sozinho, sem ajuda das pessoas e sim dos meus estudos, pesquisas, livros e imaginação. Os BRASILEIROS de hoje esqueceram que um dia lutaram pela ideologia de vida tão sonhada, uma grande pena.

    Hoje, posso me procupar em como ajudar a resolver os problemas politicos e sociais do nosso país exercendo a minha cidadânia ou... Ou apenas me preocupar com as dores provenientes de um novo amor medroso!

    Ideologia? Cade a nossa ideologia?

    ResponderExcluir
  7. Povo, vocês sabem o que realmente é ideologia?

    Pois de acordo com Marx é como uma 'falsa consciência' imposta pela burguesia sobre o interesse coletivo, já para outros pensadores, como Lukacs ou koesch, era entendida como 'visão do mundo'... Apesar de que desde a idade clássica e média já se discutia a ideologia como o conjunto de idéias e opiniões de uma sociedade, mas Maquiavel dizia que as idéias no palácio eram diferentes que na praça.

    Querem algo tão ideológico como o bordão "todo homem é igual perante a Lei"?

    E no refrão de Cazuza, que ideologia ele se referia?

    ---Meus heróis
    Morreram de overdose
    Meus inimigos
    Estão no poder
    Ideologia!
    Eu quero uma prá viver---

    Que ideologia seria essa? Será que ele realmente a queria, ou era a droga da época?

    A ideologia existe de acordo com as distintas condições de vida de quem a defende... e eu, não quero nenhuma para mim!

    ResponderExcluir
  8. Meu caro,
    creio, infelizmente, que ideologias nem passam, sequer de raspão, pelas cabeças ignóbeis desses adolescentes. Eles nada mais querem que conversar abobrinhas no msn, fazer amizades estéreis no orkut, trocar fotos de festas imbecis por flogs e... participar de imbecilidades do jaez de uma guerra de travesseiros em praça pública.
    É até engraçado.
    Devceria ser permitido balear pessoas assim.
    Deveria existir uma lei, como as que asseguram o direito à pesca ou à caça, em determinadas épocas do ano, para que nós, de tempos em tempos, pudéssemos eliminar uma certa quantidade de adolescentes imbecis. Haveria critérios, claro. Nem todo adolescente se enqudraria, masos que se enquadrassem, tiro neles.
    Por essa, eu tirava meu porte de arma e saia fuzilando por aí.
    Dizem que já nasci velho. talvez. Nunca simpatizei com o comunismo, embora ainda ache que um socialismo democrático seja a única solução para o mundo. Sempre detestei entidades como cazuza ou Jim Morrisson, ideologicamente falando. Sempre gostei de Kant, Nietzche, Platão, Freud. Odeio imbecis como Adam Smith também, que fique claro.
    Mas, entre Lula ou Bush, fico com Lula. Entre Lula e Barack Obama fico com Lula. Entre Juscelino e Lula, fico com Lula. Entre Jânio e Lula, claro, fico com Lula. Entre esses adolescentes de hoje e o cocô do cachorro leproso de Bush, fico com a merda do animal.
    Abraços,
    Gabriel

    ResponderExcluir
  9. Meu caro Caio.

    Andas sumido da blogosfera...o que é que houve?

    Grande abraço, aguardo novos textos.

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei do texto. Queria mto ter feito parte dessa decada de 70, apaixonada pelo Cazuza, e ja tive ate momentos de loucuras alcoolicamente falando inspirada nele.
    Pra falar a verdade, nem sei se ele tinha essa ideologia, pq ele queria, e gritava, mas ele a tinha?? ele era um rebelde sem causa também, vivia a louca vida dele que acabou o levando, mas quando precisou mostrar a cara pro Brasil ele mostrou, assumiu de cara lavada sua doença e serviu de exemplo pra muita gente. Mas, acho que ele adoraria participar desses Flash Mob. Já pararam pra pensar o que pessoas do mundo todo se mobilizarem em um dia para fazer o mesmo ato, do que a internet é capaz!!!Isso é espantoso!!vocês nunca teriam conseguido fazer tal proeza aquela época sem a internet. Nós jovens, sempre seremos julgados, se é rebelde com causa é ruim, se não tem causa pior ainda, se não é rebelde também ta ruim?!Tenho certeza que na idade de vocês também estarei julgando os proximos jovens, normal. Se passa algo na nossa cabeça? passa, o que vocês construiram, o que vcs produzem para passar na televisão 24horas por dia.protestar?pra sempre sermos repreendidos pela policia?só por tentarem brincar na praça, já tem duas duzias de policiais la de cima!Nosso prostesto hoje é diferente, é aqui, é fazendo comunidade se nao esta satisfeito com tal politico, e escrevendo um texto critico sobre a igreja que crucificou a menina, ou sobre o jovem que arrastou a pobre cachorrinha gravida... Não estamos alienados não!!!só mudamos a forma de protesto, como disse o colega a cima a trasformamos em arte!! por que não?? minha idade se deixou alguem curioso? 20anos. =] talvez só respondam esse comentario daqui 2 anos, quando eu nem me lembrar, mas as vezes fara sentido para alguem...maravilhas da internet que podemos desfrutar hoje!se era melhor antes? talvez.Mas de que adianta reclamar agora? vamos aproveitar o que esta acessivel a nós.a vida devia ser bem melhor, e será,mmass ela é bonita,

    ResponderExcluir