segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O Urso de Ouro é nosso!

Parabéns ao filme Tropa de Elite pelo prêmio conquistado em Berlim! Parabéns a José Padilha, a Wagner Moura e todos os envolvidos no filme.
Depois de tantas críticas (injustas), foi legal ver o filme ser reconhecido. Ainda não entendi porque falaram tão mal dele. Por que as pessoas têm tanto medo de enxergar a realidade? Falaram que o filme era fascista, que fazia apologia à violência... porra nenhuma. O filme mostra a realidade e a vida de cão que é ser policial no Rio de Janeiro.

Muita gente condena que esse tipo de filme suja a imagem do Brasil lá fora. Pode até sujar sim mas é bom que se mostre o que acontece aqui mesmo. Enquanto as classes média e alta fingem que não existe problema, é sempre bom que filmes como estes mostrem o quão omissa ela é e sempre foi. Um exemplo disso são as passeatas pela paz frequentes no Rio de Janeiro. Nos anos 90, 80, 70, etc sempre morreram pobres nos morros e ninguém fazia nada. Agora que a violência saiu do morro e chegou à Zona Sul, qualquer filho da classe média ou alta que morre violentamente já é motivo de passeatas, gritos por justiças, etc.

O filme mostra que a classe média colabora e muito para o tráfico e essa guerra permanente nos morros cariocas. Boyzinhos e patricinhas que adoram cheirar pó ou fritar cheios de bala em raves são responsáveis sim e isso que incomoda no filme.
Chega de vender o Brasil como país do futebol, Carnaval, praias, mulheres nuas, etc. Que a realidade seja mostrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário