quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A morte lenta do comandante

Está nos jornais e noticiários do mundo todo hoje a renúncia de Fidel Castro. Cubanos exilados e líderes mundiais já falam na transição para a democracia na ilha que o ditador comandou por 49 anos. Acredito que só ocorrerá uma mudança significativa quando Fidel morrer. Enquanto estiver vivo e agonizante, seu regime continuará também.
Pode ocorrer com a ilha o que acontece com muitas empresas: em uma empresa grande, quando o dono, que lutou tanto e fez ela crescer e se tornar grande, morre, seus herdeiros se engalfinham, brigam tanto pela herança e poder que ela acaba indo para o buraco. O mesmo pode acontecer com Cuba. Assim que Castro morrer, vai ser uma briga entre os irmãos, entre os membros do partido Comunista para saber quem manda mais, que eles mesmos vão se afundar. Nem vai precisar da interferência dos EUA. Assim que Fidel Castro morrer, morre com ele o regime já ultrapassado e falido de idéias.

Entre os meus 14 e 17 anos fui simpatizante do comunismo, tardiamente, confesso mas lembro-me adorar as aulas de História e estudar sobre Karl Marx, Revolução Russa, Revolução Cubana, Guerra Fria e tudo relacionado aos tempos áureos do Comunismo. Até gostava do PC do B (já até pensei em me filiar), do PSB e do PT!!!!! Todo mundo comete erros né? hehehe. Acho que o espírito de mudar o mundo que todo adolescente tem, fez com que eu me simpatizasse com o comunismo que ao longo da história pudemos ver que só funciona na teoria, mas na prática vimos algo bem diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário