quinta-feira, 12 de março de 2009

2010


Se tem uma coisa que eu aprendo na minha convivência com os políticos é a ansiedade (a como não ser ansioso). Mal saem de uma eleição e já pensam na outra. Não desfrutam o aqui e agora. Estão sempre com a cabeça lá na frente, nunca no presente.

Ano passado tivemos eleições municipais e os prefeitos eleitos mal mal sairam das eleições e já pensam em 2010. As alianças, as distribuições de cargos, a troca de partido, etc. E a população, os eleitores? Será que nossos políticos pensam um milésimo de segundo sequer na gente? Creio que alguns sim, mas são poucos.

Vejam o PMDB, por exemplo. Tem partido mais prostituto do que esse? Sem ideologia nenhuma. Não interessa, para o PMDB, quem está no poder, se é PT ou PSDB, desde que ele faça parte da base aliada do governo e com isso consiga seus cargos no alto escalão do governo. A entrevista que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) deu à revista Veja há algumas semanas foi maravilhosa. Ele falou o que todos já sabiam, que o seu partido adora corrupção e só quer saber de cargos e benefícios. Quem não leu, deveria ler.

Voltando ao assunto 2010, o PT já saiu na frente para lançar Dilma Roussef como sucessora de Lula. Os marqueteiros, claro, já entraram em cena botando a ministra pra fazer plástica, para sorrir mais para ver se ameniza essa imagem carrancuda dela. Ou seja, o objetivo é que Dilma se transforme numa mulher do povo. E como ela não é boba, ela aproveita as obras do PAC para rodar o Brasil inteiro e se tornar popular na carona da megapopularidade do presidente Lula.

Enquanto isso, o PSDB esperneia dizendo que o PT faz propaganda fora de hora, o que é ilegal. E além de espernear, se divide em quem lançar para presidente em 2010: José Serra ou Aécio Neves? O governador mineiro defende prévias no partido, enquanto que o paulista é contra. Independente de quem for o candidato do PSDB, a estratégia de campanha com certeza não será atacar Lula. Atacar alguém com aprovação de quase 90% da população é suicídio numa eleição. A estratégia tucana provavelmente será a de continuidade, de prosperidade maior em relação ao atual governo com um gestor de competência comprovada (Serra ou Aécio).

E com certeza a central de boatos do PT vai espalhar pelo Nordeste, principalmente, que o PSDB vai acabar com o Bolsa-Família, que o senador Jarbas Vasconcelos definiu ser o maior programa assistencialista e de compra de votos do mundo. Acabar com o benefício de R$ 80,00 em uma família do sertão nordestino que não chega a ver nem R$ 100,00 por mês seria morrer de fome. Essa popularidade de Lula se deve unicamente ao Bolsa-Família, sem contar que o povo enxerga o Lula como sendo um deles.

E enquanto Dilma faz botox e viagens pelo país, Serra e Aécio buscam apoios para 2010, nós continuamos aqui (com juros de 11,25%) torcendo para que a crise econômica mundial não cause mais estragos do que já causou no país.

Um comentário:

  1. Complicada essa questão de política. Eu acredito que a Dilma leva. Em verdade, quem Lula disser que é tão populista quanto ele, levará. O povo, em geral, é politicamente ignorante o suficiente para não buscar a informação e, diante da aprovação do mega-popular Lula, elegerem quem ele apoiar. Quanto à popularidade de Lula, tenho minhas objeções, creio que ele esteja sim, fazendo um bom governo e que a sua popularidade não se deva tão somente ao bolsa-família(programa esse que considero louvável). Não sou petista, mas creio que existe muito mais por trás da popularidade do Lula do que supõe a nossa vã filosofia política.

    Bom texto. Abraço

    ResponderExcluir