terça-feira, 22 de abril de 2008

Parabéns para você

Hoje é dia 22 de abril. Alguém sabe que data é essa? Alguém sabe o que se é comemorado hoje? Para quem não sabe, hoje faz 508 anos que o Brasil foi "descoberto" por Pedro Álvares Cabral. Pois é...

Estranho que hoje não seja feriado. Não representa uma data importante? 508 anos do início do que somos hoje como povo, da nossa cultura, da nossa língua, da nossa história. Muito mais sentido do que ser feriado ontem, Dia de Tiradentes. Quem foi Tiradentes? Um dos muitos que se rebelaram contra a coroa portuguesa e que queria a independência do Brasil. Teve sua importância na história do país, mas acredito que foi fabricado este feriado na tentativa de se construir heróis para o Brasil que carece tanto dessas figuras.

O fato dessa data passar despercebida reflete o quão patriotas somos: apenas durante a Copa do Mundo. Alguém sabe cantar o Hino Nacional? Quantas escolas no país fazem o hasteamento da bandeira e ensinam os alunos a cantarem o hino? Já não o fazem talvez porque isso lembra o período da ditadura militar que o Brasil vivenciou entre as décadas de 60 e 80. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Somos tão influenciados pela cultura norte-americana que as crianças e adolescentes de hoje são capazes de se identificarem mais com assuntos relacionados à cultura americana do que a brasileira.

Lembro que quando criança estudava coisas do folclore brasileiro como a mula-sem-cabeça, o saci pererê, etc... o imaginário das crianças de hoje talvez seja preeenchido com figuras da cultura norte-americana ou com festas como o halloween. Pessoas que mal mal sabem falar o português preferem conhecer e estudar a fundo o inglês do que a língua materna.

Confesso que não temos muitas coisas para se comemorar nesses 508 anos. São séculos e mais séculos de corrupção, violência, incompetência, má educação, ignorância, enfim, poderia ficar horas aqui digitando as mazelas do país de hoje e provenientes da herança deixada por portugueses, monarquia, governos populistas e ditatoriais, mas se tem uma coisa que admiro em povos de outras nações é o patriotismo.

Como os franceses são orgulhosos de seu país, cultura e língua. Os americanos sempre mostram seu patriotismo exacerbado em algum filme de Hollywood. Até nossos hermanos argentinos acham que estão no melhor país do mundo.

O brasileiro precisa ter uma auto-estima maior. Esse complexo de inferioridade atrasa muito o país. O brasileiro precisa se auto afirmar e não precisar que estrangeiros elogiem o país para que se sinta um pouco melhor.

"Parabéns pra você, nessa data querida..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário