domingo, 8 de maio de 2011

Malditas expectativas

Recentemente me aconteceu um fato curioso: um colega de profissão "se desencantou" com a imagem que tinha a meu respeito. Explico: quem me conhece, sabe que sou muito na minha, muito caladão, mais observo do que falo. E como este colega é muito amigo da minha mãe - que tem uma ligação muito forte com religiões orientais, portanto um lado espiritual muito presente, por osmose, este colega de profissão idealizou em mim uma imagem praticamente de um monge zen-budista. Toda vez que eu o encontrava, só faltava ele fazer uma reverência a mim rs.

Mas depois que ele me adicionou no Facebook e viu fotos minhas curtindo a vida como qualquer mortal em festas e viagens, ele visivelmente ficou decepcionado a ponto de dizer que não sabia que eu saía pra baladas, que bebia, etc.

O que eu quis dizer com esta história é que a gente cria e causa sofrimento pra nós mesmos. No meu caso, em nenhum momento eu quis passar a imagem de santidade para este colega. Pelo contrário, me incomodava esta imagem que ele pintou de mim e quando ele estava por perto, eu ficava preso a ela. Quando ele constatou que eu era normal, como qualquer cara da minha idade, ele se "decepcionou". Mas culpa de quem? Dele, claro, que jogou em mim uma expectativa que não correspondi.

E fiquei pensando em quantas vezes fazemos isso no nosso dia-a-dia. Jogamos expectativas nas pessoas e quando elas não nos correspondem, nos sentimos traídos, decepcionados. Não é culpa das pessoas e sim, nossa. Comecei a pensar em quantas vezes fiz isto com amigos meus, por exemplo. Já me decepcionei com alguns deles justamente por causa da tal expectativa. A gente sempre espera que as pessoas que nos relacionamos no nosso cotidiano ajam da mesma forma e que tenham a mesma atitude que teríamos diante uma situação adversa. E nem sempre é assim.

Comecei a agir de forma diferente e tentar ao máximo não criar expectativas sobre as pessoas, não esperar nada de ninguém. Pode ser perigoso este caminho, mas tenho tentado apenas a aceitar as pessoas do jeito que elas são, sem julgamentos ou expectativas sobre elas.

3 comentários:

  1. Meu querido amigo,
    1. Concordo com vc, acho que nosso pior erro é deixar as outras pessoas construirem uma imagem sobre nós. Muitas vezes a gente vai ignorando e as vezes até se sente bem ou no dever, mesmo que equivocado, de manter tal imagem, mas nem sempre isso é bom, como vc mesmo pode perceber. Eu já passei por isso também.
    2. Então estou fazendo meu mestrado (comécio exterior) aqui, eu consegui uma bolsa, a princípio não era esse os planos mas não pude deixar a chance passar. O Alê tá comigo ele está fazendo um curso equivalente a uma pós graduação em gestão pública. Estamos felizes, nos fds a gente as vezes trabalha em um Buffet, pra fazer uma graninha extra rsrsrs.
    3. Vai no Rock in Rio?
    Ps. na abertura do seu "novo" blog que ficou super bacana, a palavra = CERVEJA , tá faltando uma letrinha rsrsrs *-*
    Eu e Alê nos sentimos convidados pra essa cerveja um dia, quem sabe?
    Bju Jay&Alê

    ResponderExcluir
  2. Note: Ou talvez vc quis dizer CERVA mesmo kkk pode ser.
    Jay

    ResponderExcluir