terça-feira, 3 de novembro de 2009

Um pouco de surdez é útil para o sucesso

Como de costume, todo mês transcrevo aqui o artigo que minha mãe escreve mensalmente para o jornal A Tribuna, daqui do ES. Compartilho com vocês que são de outros estados ou até países. Segue o artigo publicado hoje:

Um pouco de surdez é útil para o sucesso

Era uma vez um tempo em que os bichos falavam e até disputavam eleição. Vários sapinhos se candidataram para disputar o título de melhor da região. O desafio era subir uma torre muito íngreme, quase impossível de ser trafegada. Isso exercitava a multidão, que se aglomerou em torno dos concorrentes.

Começou a competição e a multidão dizia em coro: "Não vão conseguir. Isso é impossível. Ninguém até agora conseguiu". Os sapinhos iam desistindo sucessivamente, menos um que subia tranquilamente.

No final da competição, todos desistiram, menos aquele. A multidão quis saber o que havia acontecido. Quando foram perguntar ao sapinho, descobriram que ele era surdo.

Esse é um dos segredos do sucesso: ouvir apenas a voz interior e não se importar com o que dizem do lado de fora, porque a legião dos pessimistas cada vez aumenta mais.

Ignorantes a respeito da sua condição divina, eles alimentam dentro de si sentimentos destrutivos e, não satisfeitos em matar seus próprios sonhos, investem contra os otimistas.

Qual foi a última vez que você ouviu um elogio? Quando você fez aquela dieta que parecia impossível quantos te parabenizaram pelo novo visual? E quando você engordou além da conta? Nesse caso, certamente teve que ouvir muitas falas incovenientes.

A impiedade caminha solta porque ensinaram que Deus mora no céu, que é uma entidade isolada de nós, bem distante. Só com o tempo e depois de muita busca é que aprendemos que Deus é uma essência só captada com os olhos do coração. Não está lá, está aqui e agora, diante de nós o tempo todo, em cada coração humano. Quando eu acaricio um ser humano, estou reverenciando a divindade que existe naquela pessoa, estou afagando o meu próprio ser.

O ego é que estabelece as distinções entre os humanos. Ele é aquela voz dentro de nós que vive dizendo: "eu tenho razão, o outro não; minhas ideias são mais brilhantes; eu sou isso, eu sou aquilo".

A mente egóica é estreita, incapaz de elogiar alguém que não seja ela mesma. É perigosa porque transforma semelhantes em concorrentes e faz da vida um estúpido campeonato, onde todos querem chegar primeiro... e sozinhos!!!

Nascemos para estar juntos. Compartilhar é a atitude humana que mais nos aproxima do propósito divino.

Chefes durões são seres que ainda dormem, nada sabem a respeito da consciência da unidade. São homens sem fé, crianças perdidas, merecedoras de toda compaixão do mundo. Vivem sob o domínio do ego, com a ilusão de serem melhores que seus auxiliares, por isso são tão econômicos na manifestação do afeto.

A capacidade de elogiar está diretamente ligada ao grau de consciência de uma pessoa. Os que já despertaram sabem que o elogio cria elos de amor indestrutíveis, aumentando significativamente a produtividade.

Dentro de cada um de nós existe uma essência divina de infinitas possibilidades , mas esse Deus interno só pode ser acionado através do amor, que vive para reverenciar e enaltecer.

Feliz é a pessoa que trata um semelhante do jeito como gostaria de ser tratada. Ela tem credenciais para se considerar um ser humano completo, porque já faz aquilo que os mestres iluminados ensinam - o amor incondicional. O resto é ensaio.

Jane Mary de Abreu é jornalista e consultora de Marketing Político e Empresarial

7 comentários:

  1. Olá Caio,
    Texto extremamente coerente e acertado. Digno de ser lido e meditado. Assim retiro pra mim as frases que ajudaram a meditar e a me melhorar como pessoa.>>A capacidade de elogiar está diretamente ligada ao grau de consciência de uma pessoa.<<

    >>Dentro de cada um de nós existe uma essência divina de infinitas possibilidades, mas esse Deus interno só pode ser acionado através do amor, que vive para reverenciar e enaltecer.<<

    >>Feliz é a pessoa que trata um semelhante do jeito como gostaria de ser tratada. Ela tem credenciais para se considerar um ser humano completo, porque já faz aquilo que os mestres iluminados ensinam - o amor incondicional. O resto é ensaio.
    Abraço cara é muito bom ler algo positivo assim...
    Arthur

    ResponderExcluir
  2. Pôxa, Caio!

    Sua mãe escreve muito bem, héin! Agora eu sei porque você tem essa habilidade com as palavras.

    O sapo representa o que todos deveriamos ser: ouvir mais a voz interior, onde se encontra Deus, e tapar os ouvidos àquelas vozes que sempre querem afetar nossa autoestima.

    Amei o texto. Sem hipocrisia, amei!!!

    Abraços, Caio.

    ResponderExcluir
  3. E, teriamos um mundo tão cordial se agissemos dessa forma...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto da sua mãe, Caio.

    Pelo visto o dom para a comunicação vem de berço ein? Entendo bem o orgulho que deves sentir dos textos da sua mãe, pois sou também filho de pai e mãe comunicólogos.

    Gostei muito da analogia dos sapinhos, creio que o nosso maior desafio é ser surdo enquanto ouvimos. Filtrar as informações, selecioná-las e trazer pra nós apenas o que vem de positivo.

    Fazendo uma menção ao resto do texto, vai uma saudação oriental:

    Namastê(O deus que está em mim sauda o Deus que está em você)


    Muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Ola,o artigo tava tao bom,que ate peguei um cafesinho pra tomar enquanto lia...Sua mae como sempre arrasou,ja fiquei fa dela.Parabens pra D.Jane Mary de Abreu.

    To pensando em imprimir esse artigo para dar pra minha irma,que e muito pessimista e negativa.E quanto ao fato de que um elogio cria elos de amor indestrutiveis, aumentando significamente a produtividade é certíssimo,pois sinto isso na pele!!!Quando recebo um elogio aqui no meu trabalho,fico muito mais animada e com mais vontade de produzir...

    Beejo meu;*

    ResponderExcluir
  6. sua mãe exemplificou um tipo comum nas grandes metropoles: o foda merda. bom ensaio.

    ResponderExcluir
  7. iaee Caio
    realmente, somos bombardeados com palavras ruins todos os dias. Cabe a nós administrar a situação...

    e adorei essa frase "Nascemos para estar juntos. Compartilhar é a atitude humana que mais nos aproxima do propósito divino."
    =)

    Abraço chará

    ResponderExcluir