terça-feira, 17 de novembro de 2009

Turma da Mônica tem seu primeiro personagem gay

Do site da GazetaOnLine (www.gazetaonline.globo.com):

A diversidade sexual chegou aos quadrinhos da Turma da Mônica. A 6ª edição da revista "Tina", já nas bancas, mostra ao público o primeiro personagem gay criado pela equipe de Maurício de Souza.

Na história, Caio é o melhor amigo de Tina e deixa outros personagens surpresos quando se diz comprometido, apontando um outro rapaz. Tina, criada nos anos 60 e que hoje estuda jornalismo, aproveita e faz um dircurso contra o preconceito. Caio, aos poucos, vai ganhar mais espaço nas histórias.

Em outras publicações Maurício de Souza já deu outros passos para acabar com o preconceito. Já foram criados personagens deficientes visuais e cadeirantes.

Após ler esta notícia, fui ler os comentários de alguns internautas a respeito dela:

"Revista infantil não deveria ter estas coisas. Criança tem a ideia do que é certo, normal, natural. Os desvios que o homem cria não são possíveis de serem entendidos até que se tenha um mínimo de maturidade. Todos sabemos que isto existe, mas não tentem dizer que é normal. Se fosse normal existiria na mesma proporção que os heterossexuais e a humanidade estaria fadada a acabar. Homo's não procriam".

"Até na turma da mônica? não passa só por preconceito, acho que se o cara decide ser gay é da conta dele ou dela, po mas segundo a palavra de Deus, ele criou Adão depois Criou Eva, mais ou menos como um amigo nosso disse usando de suas palavras, "Deus criou Adão e Eva! Não Adão e Ivo" Se quer contrariar Deus contrarie, mas não faça as crianças pensarem que o ser gay é ser normal se fosse assim nos teríamos os dois sexos. Desde onde eu sei e não preciso falar é esgoto de onde sai a sujeira".

"Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. 1Co 6:9,11"

"Simplesmente o Maurício de Souza e sua Equipe estão, de certa forma, induzindo as crianças e adolescentes ao homossexualismo ! "

Sinceramente? Às vezes eu tenho taaaanta preguiça do mundo! É muita gente ignorante solta por aí. Por que vivemos num mundo em que os mais imbecis têm voz e são ouvidos? Veja a política, por exemplo... quanto mais imbecil, mais topeira e grosseiro, mais poder tem. E isso se espalha em outros segmentos da sociedade. Não vou expor minha opinião sobre isso porque com certeza vou falar coisas aqui que muitos ainda não estão preparados pra ouvir, mas dentre centenas de comentários idiotas, bom saber que ainda há pessoas que se salvam. É minoria, mas não se deve perder a esperança:

"Sempre fico muito feliz quando vejo e escuto comentários por aí falando da Bíblia como se fosse a verdade suprema. Acho de uma inocência muito bonita não duvidar que ela foi a manifestação do Diviníssimo, psicografada por mortais escolhidos por ele para a santa tarefa. Mais ainda: acreditar que um livro, que rodou pela mão de tanta gente, por tanto tempo e passou por infinitas edições, permanece inalterado é mais do que inocente, é infantil. O incrédulo e detestável homem aqui prefere acreditar na seguinte máxima: "a Bíblia é cega, a Torá é surda e o Alcorão é mudo. Queimando os três ao mesmo tempo chegamos bem perto da verdade". No mais, é só história em quadrinhos, né?"

"Quanta ignorância... Se for para ser gay vai ser gay lendo uma revista ou não, personagens gays estão nas novelas, filmes... e todo mundo assiste até as crianças, então pra quem está criticando eu tenho dois filhos e não vejo mal algum quanto a isso, onde eu moro tem homossexuais e meu filhos com certa frequência tem contato com eles, eu convivi com eles alguns são amigos de infância e nem por isso sou homossexual parem de generalizar essa é uma tendencia que já crescemos com ela, se tiver que ser vai ser e pronto. Tem gente que mora na roça nunca viu uma tv, não sabe nem ler e é homossexual. Tem que avaliar o que a revista quer passar, se for coisas boas é valido, e outra Tina como vcs podem ver na matéria é uma estudante de jornalismo que criança se interessaria por histórias como essas? Isso é para estudantes, adolescentes, universitários.... Para crianças é "Turma da Mônica" aquele gente, que tem o Cebolinha, o Cascão e a Magali tbm".

"Nunca vi comentários mais estúpidos quanto aqui! Muitas crianças que já tem uma "opção" sexual sofrem anos e anos ou então toda a vida, por não terem apoio para assumir seus desejos. Quem faz comentários desse tipo deve ser reprimido desde o jardim de infância. Espero que meus filhos não andem com os de vocês, pois com certeza devem ser estupidozinhos que se tornarão esses pitboys homofóbicos".

"Parabéns ao Maurício de Souza. A questão da homossexualidade tem que ser tratada com naturalidade mesmo. E isso não vai incentivar nenhuma criança a virar gay. Ninguém vira gay pq viu um personagem numa HQ ou na TV. Se fosse assim ninguém seria gay, pq só tem casal hétero nas mídias. Esse gibi vai ajudar as crianças a entenderem que existem pessoas diferentes e que logo elas vão conhecer homossexuais na escola e não vão ter preconceitos com elas".

PS: mais uma vez utilizo o blog para pedir desculpas pela ausência. Diminuí as postagens e também mal estou comentando nos blogs de amigos, mas logo vocês saberão o motivo. Boa semana a todos!

15 comentários:

  1. Oi Caio, tudo bem com vc?
    Sumiu heim? rsrs
    Muito legal da parte de Maurício fazer isso. Acredito que com atitudes como essas, as crianças tornarão adultos sem preconceitos, que saberão respeitar a sexualidade das pessoas.
    E esse tipo de gente, que praticamente crucificam os homossexuais, são pessoas pequenas, falsas moralistas muitas vezes.
    Acredito ainda q alguns, tiverem seus desejos e tem, reprimidos.O medo de se exporem perante a sociedade, o medo dos preconceitos que podem sofrer dos amigos, família. Então, elas projetam essa frustração e transformam em raiva e escolhem os gays como alvo.
    São dignas de pena elas. Digo q religião não salva ninguém. Deus ñ deixará de nos amar, ñ deixaremos de sermos filhos Dele por isso. O que importa são as atitudes que temos aqui na terra, e não se somos hetéros. Ele ñ faz distinção de cor, raça, status, sexualidade. As pessoas devem enteder isso e aprender que os homossexuais são humanos e assim como os héteros possuem o direito de amarem e serem amados, de viverem e serem felizes.
    Desculpa o jornal, rsrs

    Abraços
    :)

    ResponderExcluir
  2. Oi meu amigo....
    Tanto quanto vc eu sumi. Apesar do blog lá tá sempre atualizado, coisa que o Alê andou fazendo nas últimas semanas, eu me afastei por um tempo pra me cuidar.
    Eu li essa máteria e li seu post, com certeza vc sabe que nossos pensamentos são bem em comum. Ainda assim partilho da opinião do Arthur.
    De mais, não perca a esperança eu ainda te ligo é que meu problema de saúde tem me deixado meio down e aí não estive nos melhores dias ultimamente... Mas assim como o Alê acredita que o MENGÃO VAI SER CAMPEÃO, pode acreditar, mesmo se ele não for, eu vou te ligar.
    Bju no coração e claro eu espero que esteja bem com você e quiça a noticia de pq vc sumiu seja por uma boa causa.
    Bju de novo.

    ResponderExcluir
  3. Caio,

    Maurício de Souza está de parabéns com esta iniciativa.

    As histórias em quadrinhos, apesar do componente lúdico, procura retratar a realidade. E uma das realidades do mundo é a diversidade sexual, que deve ser respeitada desde criança. E as crianças são os leitores natos dos gibis.

    Abraço, Caio, e não suma muito tempo, não, ok?

    ResponderExcluir
  4. Caio, olá.

    Conheci seu blog através do Apimentário, adorei sua postagem, concordo tanto contigo, o que mais me choca ainda são os comentários que falam de “normalidade”. Chego a duvidar que essas pessoas andem mesmo por aí, soltas no mundo!

    Um abraço,

    Elis Barbosa

    ResponderExcluir
  5. tb tenho uma preguiça de ler esses comentários preconceituosos sabe?

    ResponderExcluir
  6. É legal da parte dele.
    Mas sempre vai ter gnte pra criticar, isso é FATO.
    Certo ou errado, todo mundo tem seu ponto de vista.

    Eu sou a favor do não preconceito.
    Mas também a favor de que todo mundo tem direito a ter sua opinião.

    Gostei do teu cantinho.
    Nunca tinha vindo aqui.
    Vou, mas volto.
    =D

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu achei tb uma excelente iniciativa, um não a homofobia

    ResponderExcluir
  8. acho que a ideia é essa mesma, levantar questionamentos. mas concordo contigo, tem hora que dá muita preguiça.

    tem gente que acha que tudo influencia... se fosse assim, os filhos de pais gays seriam todos gays e os filhos de pais héteros seriam todos héteros.

    lendo os comentários, me lembrei do filme 'milk' (tem a crítica lá no figura220), quando alguém fala pra ele que 'homossexuais não procriam' e ele responde: 'sim, mas deus sabe o tanto que a gente tenta'! hahaha

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu não preciso dizer nada além do que ele disse.
    São coisas que ainda vamos viver por alguns seculos, e até lá o preconceito que é a ignorancia vai presenciar em todo canto.

    Se é o certo, ou errado?
    Quem vai dizer, ou provar..
    Se os mortos falassem, vai lá saber se saberiamos dar ouvidos a ele.

    Temos nossas escolhas, e decisoes, e as consequencias quem tomamos, somos nós mesmos.

    PARABENS ...
    Essa postagem eu ganhei o dia.

    Aparece meuu,
    Para de ser assombração
    kkk ..
    Beijao!

    ResponderExcluir
  10. Caraca! Eu poderia fazer um comentário imenso sobre o assunto. Achei a postagem ótima. Acho que deve-se discutir assuntos ligados a qualquer tipo de preconceito em todas as esferas da cultura. Bem, como não tenho tempo pra comentar, peço mil desculpas por ter demorado e vir comentar tão rapidamente, mas é muito trabalho. Bem, a história tem um quê de realidade. A que vc leu no meu blog rs Bem, abração! E tudo de bom, meu caro!

    ResponderExcluir
  11. Caio,

    Estou retornando para lhe desejar um bom dia e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  12. Excelente reflexaão Caio.
    PArabens pelo iniciativa e pelo NAO preconceito.

    ResponderExcluir
  13. só pq eh desenho n qr dizer q seja infantil.

    e alem do mais a criança desperta interesse sexual a partir dos 5 anos.

    é qndo se percebe alguns sinais da sexualidade do individuo

    qndo uma criança homossexual tem referencia desde cedo torna-se um adulto menos frustrado.

    ResponderExcluir