domingo, 26 de julho de 2009

A Viagem


Após passar pela 15 cirurgia em mais de 10 anos na luta contra um câncer, o vice-presidente José de Alencar ainda resiste. Que apego à vida e resistência a morrer tem o nosso vice-presidente. Vale mesmo a pena passar por todo esse sofrimento? Digo isso porque eu, no lugar dele, já teria desistido há muito tempo. Não porque não dou valor à vida, não é isso e sim, pelo fato de que outras vidas virão.

Se uma doença grave como o câncer me atingisse (Deus me livre) hoje com meus 27 anos, claro que me esforçaria para combatê-la pois ainda gostaria de viver muita coisa mas se eu já estivesse com mais de 60, 70 anos, (José Alencar tem 77) não lutaria de jeito nenhum. Não encararia sessões de quimioterapia, os vômitos, as dores e todas outras reações que ela provoca. Aceitaria a enfermidade e me prepararia para partir, afinal de contas, passou dos 70 anos, para mim, é fazer hora extra na Terra.

Talvez nosso vice-presidente não acredite em reencarnação, vida após a morte, etc... daí a resistência. Talvez ele ache que morreu, morreu, vira pó e acabou. Talvez lendo isso, você ache que eu lido com a morte super bem. Engano seu. A morte é um assunto difícil de lidar. Sabemos que um dia todos morreremos mas ninguém está pronto quando ela chega, ainda mais se a pessoa que vai é criança ou jovem... mas o Budismo me ensinou bastante coisa a respeito dela e me fez ter menos medo da morte e vê-la com outros olhos.

Hoje temos cursos e mais cursos de como falar em público, como ser bem sucedido, como melhorar sua auto-estima, como ser um empreendedor, etc, etc... acho que falta um curso de como ensinar ou se preparar para morrer... pois nossa cultura não está preparada pra ela e sempre a associa com o fim. Nesse quesito acho algumas culturas orientais mais preparadas pra isso...

"A vida precisa ser renovada. A morte é a mudança que estabelece a renovação. Quando alguém parte, muitas coisas se modificam na estrutura dos que ficam e, sendo uma lei natural, ela é sempre um bem, muito embora as pessoas não queiram aceitar isso. Nada é mais inútil e machuca mais do que a revolta. Lembre-se de que nós não temos nenhum poder sobre a vida ou a morte. Ela é irremediável.


O inconformismo, a lamentação, a evocação reiterada de quem se foi, a tristeza e a dor podem alcançar a alma de quem partiu e dificultar-lhe a adaptação na nova vida. Ele também sente a sensação da perda, a necessidade de seguir adiante, mas não consegue devido aos pensamentos dos que ficaram, a sua tristeza e a sua dor.


Se ele não consegue vencer esse momento difícil, volta ao lar que deixou e fica ali, misturando as lágrimas, sem forças para seguir adiante, numa simbiose que aumenta a infelicidade de todos.
Pense nisso. Por mais que esteja sofrendo a separação, se alguém que você ama já partiu, libere-o agora. Recolha-se a um lugar tranqüilo, visualize essa pessoa em sua frente, abrace-a, diga-lhe tudo que seu coração sente. Fale do quanto a ama e do bem que lhe deseja. Despeça-se dela com alegria, e quando recorda-la, veja-a feliz e refeita. A morte não é o fim. A separação é temporária. Deixe-a seguir adiante e permita-se viver em paz.

A morte é só uma mudança de estado.
Depois dela, passamos a viver em outra dimensão"

Zíbia Gasparetto

3 comentários:

  1. Bem interessante seu post.. o espiritismo me ajudou a entender muita coisa também.. até falei algo sobre isso no meu post mais rào sou recente...
    Não sou espírita mas acho que explica muita coisa e td faz sentido!

    Mas mesmo assim, acho que vale a pena lutar pela vida até o último minuto sem desistir.. não importando se vc tem 20 ou 120 anos!

    Tenha uma ótima semana!!

    :)

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito piamente que ainda não estou preparado para lidar com a morte. Vivo num impasse entre a maturidade e imaturidade das minhas idéias, pensamentos. Tenho uma evolução que às vezes se torna teimosa, retrógada! Hora cheia de conteúdos interessantes, hora cheia de futilidades desnecessárias... Na verdade, sou uma caixinha de Pandora!

    ResponderExcluir
  3. Nao sou epirita,mas acredito em coisas que as pessoas nao acham comum,e ate criticam(digo isso,porque minha mae e irmas me xingam porr causa de minhas ideias),mas nao mudei de opiniao por causa delas,mas ler alguns livros me fez entender algumas perguntas,que eu nao encontrava respostas!Hoje vivo melhor,por causa disso,sei que nada acontece por acaso,tudo tem sim um porque,basta aceitar certas coisas!!!

    Adoreiii o post!
    Bastante interessante...

    BjOos de BOA SEMANA!!!

    ResponderExcluir