sexta-feira, 24 de julho de 2009

O País da Piada Pronta


Li ontem num jornal: Mulher Melão e Kleber Bambam vão tentar se eleger nas eleições de 2010. A dúvida é que eles ainda não decidiram se concorrerão para deputado estadual ou federal...

Ta difícil viu? Não temos para onde correr... de um lado, o coronel José Sarney que acha que o dinheiro público serve para sustentar sua numerosa família no Maranhão e no Senado. Por outro, a cada eleição surgem mais aventureiros querendo a carreira política.

Lula diz que não lê jornal porque ele quer evitar ter azia logo de manhã. Pois é, eu não chego a ter azia, mas tenho nojo todo dia que leio a editoria de política nos jornais. E já que trabalho com isso, tenho que ler todo dia qual a piada ou a sujeira da vez tanto na política nacional como aqui no Estado.

Disse uma vez e reafirmo: ano que vem teremos eleições para deputados, governador, senadores e presidente e os mesmos palhaços do circo atual vão se reeleger sim! Alguém duvida disso? Lembro como se fosse ontem o escândalo do mensalão e apresentadores de tv se mostrando indignados e dizendo que agora o povo estava acompanhando e que iria punir no voto os supostos envolvidos no esquema. O escândalo do mensalão foi em 2005. Tivemos eleições em 2006 e 2008... alguém foi punido de fato? Quando o ex-presidente do Senado Renan Calheiros foi absolvido, mais indignação por parte da imprensa... nada como o tempo e hoje o senador de Alagoas está tão forte como antes...

Tem razão o deputado que disse recentemente que está se lixando pra opinião pública. Eles já perceberam que nada acontece com eles. O povo não está nem aí pra o que eles fazem ou deixam de fazer. A grande maioria prefere dizer: "não gosto de política". Pois é... já que os eleitores não gostam de política, não demonstram interesse, por que os políticos têm que demonstrar interesse pelos eleitores?

Você se lembra em quem votou para deputado estadual, federal, senador, governador e presidente em 2006? Você acompanha o trabalho deles na Assembléia ou no Congresso Nacional? Não quero ser chato, mas estou com 27 anos, meu primeiro voto foi aos 16 em 1998. Lembro em quem eu votei em todas as eleições. Lembro em quem eu votei em 98, 2000, 2002, 2004, 2006 e 2008. Digo isso porque recentemente num curso que estava fazendo o assunto política surgiu e resolvi perguntar se eles lembravam em quem eles votaram em 2008 e mais da metade tinham esquecido. Tivemos eleições há menos de um ano e foi tempo suficiente pras pessoas esquecerem em quem tinham votado! Então, que moral eles tem de reclamar, exigir isso ou aquilo do poder público se nem lembram em quem votaram pra representá-los?

É muito fácil botar a culpa nos políticos, atirar pedras, criticar, etc... torço pelo fim de coronéis da política brasileira como José Sarney, mas a população tem grande parte de responsabilidade desse caos todo sim! Continuo acreditando naquela frase: "cada país tem o governante que merece" e os políticos nada mais são do que um espelho da população.

Cabe a cada um de nós mudar isso. Desculpem o desabafo mas não sei se é porque convivo com políticos desde criança e agora trabalho com eles que estou assim tão descrente da população, da política em geral... mas tenho a leve impressão que há uma grande chance de Mulher Melão e Kleber Bambam (meu Deus, qual contribuição essas mentes podem dar à política do Brasil?) serem eleitos.

Quer saber? Vou me embora para Pasárgada...

4 comentários:

  1. Nossa, nem acredito que li isso. Sério mesmo?
    Sou apolítica. ¬¬

    Você foi, que maneiro! O que você me disse, me animou mais ainda!

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. olá caio! obrigado por me seguir. tou indignado, depois de frank aguiar agora teremos Kleber Banban e a mulher melão? pq ele n volta pro Didi e ela para a luz vermelha? absurdo!

    abraços

    leandro cardoso.

    ResponderExcluir
  3. Pois é ne meu amigo...isso agora ta acontecendo sempre...Frank Aguiar...Clodovil..agora mulher melao..e esse cara ai..o que mais falta???que cultura queremos...achu que estao querendo isso $$$$$

    abraçao Caio

    ResponderExcluir
  4. Eu rio da minha própria desgraça qndo vejo os repórteres do CQC perguntarem aos deputados no congresso coisas do tipo "O que é o ENEM?" e muitos não sabem responder. Parece que o carisma é confundido com experiência. Enfim, Brasil.

    ResponderExcluir