terça-feira, 7 de julho de 2009

Deixe que o coração seja o seu único guia

O mundo não é só feito de mães corujas, mas de filhos corujas também hehehe. Mensalmente minha mãe escreve um artigo para o Jornal A Tribuna e como sou o maior fã das coisas que ela escreve, vou compartilhar com vocês que acessam meu blog e que não são do ES.

Deixe que o coração seja o seu único guia

Famílias são todas iguais. Entram em desespero por pouca coisa, especialmente quando um parente se desvia do caminho traçado pela moral vigente e comete uma falta considerada grave. Mas o curioso é que sofrem mais com o que o vizinho vai dizer, do que com o fato em si.

O julgamento da opinião pública exerce tanto poder sobre as pessoas porque todos nós queremos ser amados e reconhecidos. Ignorantes a respeito da nossa natureza divina, vivemos mendigando a aprovação alheia e insurgindo contra fatos que não sabemos a causa, mas que são absolutamente necessários ao nosso crescimento espiritual.

Se estamos aqui para nos aperfeiçoar, claro que vamos experimentar situações difíceis, mas nada que não possa ser mudado. A transformação é a principal característica do espírito humano e só através de erros e acertos podemos alcançar a excelência.

A história registra que grandes sábios e santos passaram por experiências dramáticas, foram ao fundo do poço e, no entanto, conseguiram se recuperar e servir de exemplo. São Paulo foi Saulo de Tarso, um fanático corrupto e matador de cristãos. O grande sábio tibetano Milarepa foi um desprezível feiticeiro que assassinou 37 pessoas. Valmiki, um dos primeiros mestres do hinduísmo, foi um bêbado, ladrão e assassino.

Há uma contradição muito grande na maioria das crenças religiosas: ao mesmo tempo em que se prega a onipotência da Divindade (não cai uma folha de uma árvore sem que Deus queira), os fiéis continuam investindo uns contra os outros, na tentativa inútil de buscar culpados para as situações do cotidiano. Ou a gente acredita de uma vez por todas nas escrituras sagradas ou promove uma queima de livros.

A coisa é mais simples do que parece... a vida nos chega em partes, sabemos muito pouco a respeito das leis que regem o universo, por isso nos espantamos diante de coisas que acontecem para o nosso próprio bem. O tempo sempre nos mostra isso. Todas as situações são criadas por nós mesmos, a partir de nossos pensamentos e ações.

É comum a pessoa que acabou de ser roubada sentenciar: é injusto, eu nunca roubei ninguém, por que isso foi acontecer comigo? Será que nunca roubou mesmo? Quem pechincha demais, a ponto de causar prejuízo ao vendedor, está roubando; quem vive sugando a energia dos outros, está roubando. Quem não paga suas dívidas é um ladrão; quem rouba ideias alheias, também. Ladrão sofisticado, intelectual, mas ladrão do mesmo jeito.

Roubar não é só bater carteira, mas todo ato em que a outra parte é prejudicada. Se houve a desarmonia, cedo ou tarde o universo providencia o ajuste. E aí não adianta ficar com cara de injustiçado ou vítima do destino.

Tenho comigo um segredinho que funciona muito bem para aliviar meus infortúnios. Quando bate a perplexibilidade, eu me pergunto: o que eu preciso aprender com este fato? Por que atraí este acontecimento para a minha vida? Quanto mais depressa eu aceito a situação e aprendo a lição, mais depressa me livro da provação.

Na próxima vez em que você for surpreendido com uma dessas tragédias familiares, por favor, antes de qualquer outra atitude, experimente oferecer à pessoa que errou o seu amor incondicional, deixe que o coração seja o seu único guia, dê a ela a chance de se transformar... sem se importar se o vizinho vai te chamar de frouxo. Deus vai aprovar a sua atitude, isso é suficiente.

Jane Mary Abreu é jornalista e consultora de marketing

12 comentários:

  1. Amigo Caio,
    Eu ja sou fã de sua mãe, adoro receber os e-mails dela. E sobre esse post, ele dispensa comentários. As vezes é preciso mesmo ouvir o coração, eu sei que vale a pena, enquanto a razão nos deixa na defensiva né amigo, o coração nos diz: Viva, aproveite!!! sabe do que estou falando? Certo?

    Ah e vc né...hehehehe mas concordo cara, sabe que nunca senti tanta saudade do Alê como nessas duas semanas, os dias me parecem mais longos. A imunidade baixou né? Mas o importante é que ja estou bem e alegre q ele já ta voltando.
    FIM: eu me recuso usar o twitter tb.
    Bju amigo

    ResponderExcluir
  2. Nossa Caio!!! Quero conhecer a sua mãe!!!
    Preciso mostrar esse texto à minha.
    Muito bom!!!

    Obrigada pelos momentos maravilhosos que passo lendo seu blog!!

    ResponderExcluir
  3. Ei Caio
    Adorei o texto.De fato a busca por culpados move o senso comum e a maioria das religiões... de um jeito ou de outro.
    Sou cristão e amo o cristianismo mas rompi com as instituições religiosas relacionadas a minha fé.Vejo que a pregação e promoção do mal superabundou a da graça,perdão e amor de Deus.Me cansa a manipulação emocional, financeira e especialmente o misticismo sincrético que vejo em algumas (muitas).Sabe ao que me parece o diabo faz mais falta pra igreja do que Deus...
    Parabéns a sua mãe pelo talento e sensibilidade.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Como a maioria!ADOREIII Caio.

    Parabens pra sua mae e pra ti!
    Que tem uma mae,tao mARAVILHOSA!

    virei fa dela tbem.

    BjoOs!

    ResponderExcluir
  5. Tal mae, tal filho. Parabens pra ela pelo lindo artigo. Lendo sua mãe, lembrei muito da minha. Obrigado por permitir isso. Abraços Caio

    ResponderExcluir
  6. e aí caio, tudo bom? pasando por aqui pra te fazer um convite, tipo, maisoumenos; é que vou lá no shopping vix no fds e se vc tivesse por lá, ia falar pra gente tentar se encontrar, conhecer outro blogueiro amigo e talls... alias, falei já né :D

    se vc for, me avisa lá no blog, ai depois agente combina direito.

    abraçãao!

    ResponderExcluir
  7. Sou fa de sua mae..sempre com expressividade sua mae demosntra aki ne Caio...parabens,gosto dessas relfexoes...


    abraçao

    ResponderExcluir
  8. dexa pra proxima então née! :p

    abraço caio!

    ResponderExcluir
  9. Tua mãe é minha coleguinha de profissão. Bem, vou falar sobre o primeiro parágrafo do texto que é algo bem pertinente. A gente tenta se enquadrar tanto na sociedade pelo que vestimos, comemos, lugares que frequentamos que nos concedem status que na verdade são só valores signos e não reais. Acho que a Opinião pública pode ser mudada para Senso comum nesse caso. E tento usar mais o cérebro do que o coração.. Deixo o meu coração pros textos somente. rsr

    Valeu! To seguindo tbm. !

    ResponderExcluir
  10. O texto da sua mãe realmente está maravilhoso. Sempre que puder, divida-os com a gente =)

    "Se houve a desarmonia, cedo ou tarde o universo providencia o ajuste."

    Eu concordo plenamente. É um texto muito direto e verdadeiro. Você e ela são ótimos. Filho de peixe... Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Oh pé de cana, maguaça da brava ein??? da próxima me convida que eu vou beber junto huahauhauhuau.
    E não precisa pedir desculpas não.
    Bju amigo.

    ResponderExcluir