quarta-feira, 1 de julho de 2009

Debutante


Hoje o Plano Real faz 15 anos. Está se tornando um homenzinho hehehe. Quem sabe um dia ele não se tornará tão grande como o Dolar? Sonhar não custa nada...

Lembro da época que a nova moeda entrou em circulação no país... tinha 12 anos e minha única preocupação no momento era torcer pro Brasil ser campeão da Copa do Mundo de 94, o que se concretizou 17 dias depois do lançamento do Real. Era o que faltava para o governo vender seu peixe: Brasil campeão do mundo depois de 24 anos, moeda nova, vida nova, sem inflação, finalmente o Brasil seria o país do futuro hehehe

Brincadeiras à parte, o Plano Real trouxe muitos benefícios à população e se está em vigor até hoje, são méritos da equipe econômica do governo FHC e do governo Lula que soube manter as políticas econômicas feitas pelo governo FHC.

A política econômica ao longo destes 15 anos deu credibilidade e sustentação e até valorização do Real em alguns momentos no cenário internacional. Mas o grande feito deste plano foi a derrubada da hiperinflação que antes de julho de 1994, chegava a 60% ao mês. Em 1993, o índice acumulado foi de 2.477% e nos últimos anos este índice vem oscilando entre 4 e 5%.

Eu era muito criança, tenho vagas lembranças da época mas que angustiante deveria ser a cada troca de Presidente, cada troca de Ministro da Fazenda, um novo plano, uma nova moeda para se combater a inflação e consequentemente a sua desvalorização. Alguém aí se lembra dos Cruzados? Cruzados Novos? Cruzeiro Real? Ministra Zélia Cardoso? Congelamento de preços? Confisco da popupança? Até hoje tenho uma nota de Cruzado ou Cruzeiro, não lembro... Costumava colecionar moedas e notas de dinheiro de diversos países...

Estamos tão acostumados a falar mal das coisas (principalmente do governo), que quando coisas boas são feitas, as pessoas costumam ficar caladas. Para criticar, gente é o que não falta, mas quando é para elogiar, pouquíssimos se manifestam. Apesar das coisas ruins dos governos, a criação e manutenção do Plano Real e das políticas econômicas foram um dos seus acertos, na minha humilde opinião economista hehehe.

E como citado no início do post, eu, como brasileiro e torcedor para que as coisas nesse país melhorem, torço para que o Real um dia seja tão respeitado como Dolar, Euro, Libra ou Yene e agora o Yuan chinês.

4 comentários:

  1. Nossa isso me lembra tanta confusão, tanta coisa mal explicada... de fato informações "cruzadissimas".O mais curioso disso tudo foi o casamento da Zélia com Chico Anisio?
    Não sei como não aconteceu o bordão:
    - É mentira Zélia?????!!!!!

    ResponderExcluir
  2. parabens pra vc.... sahdiusasd


    ViVA O REAL...

    ResponderExcluir
  3. É eu lembro tb desse tempo. Tenho esperança de que ele se torne um adulto cada vez mais forte e respeito,tanto quanto poderoso.
    Obrigado amigo por me conceder citar seu comentário no post.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Se ele esta se tornando um homenzinho,eu na epoca era um aadolescente...Cheia de sonhos e ainda acreditava em principes encantados!!ahahaaa


    Mas ainda me lemvro da minha mae tentando me explicar como calcular o tal REAL.
    Esse post me troxe algumas lemrancas da epoca em que eu ainda morava no interior com meus pais.

    Vi seu nome nos Blogs do Ryan,Jay e Ale.
    Passei pra conhecer e sinceramnete ADOREIII!
    Vou voltar sempre.Ja estou te acompanhando ok?

    BjOos!

    =***

    ResponderExcluir