quarta-feira, 17 de junho de 2009

Vergonha


Vergonha. Nós brasileiros, estamos acostumados com isso. Dê uma olhada no Senado ou na Câmara Federal... É conhecido também os vexames e a sujeira no mundo dos homens de toga e ontem, pelo menos para mim, o Judiciário brasileiro me deu mais um motivo de indignação. De acordo com o STF, deixei de pertencer a uma categoria e agora faço parte de um bolo, de um amontoado. Por 8 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram que não é mais obrigatório ter o diploma, a formação de jornalista para exercer a profissão. Um dos argumentos utilizados e lido pelo ministro Gilmar Mendes, para quem “o jornalismo é uma profissão diferenciada, em face de sua estreita vinculação ao pleno exercício das liberdades de expressão e informação”, é que o jornalismo não exige “qualificações técnicas especiais”, como a de médicos ou engenheiros.

Bom, o que poderia se esperar de um governo do PT? Típico de governos de "esquerda" de formação ou simpatia com ditaduras comunistas, castristas, chavistas, etc perseguir a imprensa. Essas amebas do bolchevismo morto e ultrapassado jamais suportaram ser contrariados. Desde que assumiu o governo em 2003, o PT sempre manteve uma relação hostil com a imprensa e esta relação só piorou quando o correspondente do New York Times, Larry Rother, foi "convidado" a deixar o país pelo que ele falou do nosso presidente. Tivemos depois a troca de farpas entre a ministra da Casa-Civil, Dilma Roussef, e a Folha de S. Paulo... Isso só para citar alguns...
Meu receio é que essa decisão do STF provoque o agravamento e, principalmente, a precarização das relações de trabalho tanto nos veículos de comunicação como nas assessorias de imprensa públicas ou privadas. É um retrocesso tremendo deixar ingressar nessa profissão qualquer um que se julgue capaz sem que tenha estudado o mínimo de Comunicação, sem que tenha condições técnicas, teóricas e ÉTICAS para exercer o jornalismo. O jornalismo não requer o imenso trabalho ou aparato que requer a medicina, por exemplo... um erro de um neurocirurgião pode ser fatal para o paciente, mas o mau uso da palavra, também pode destruir a vida, a carreira de uma pessoa. Como em toda profissão, há também o mal jornalista, claro, e com essa decisão, vão brotar os montes por aí...
Já que o diploma será necessário, segundo a visão dos ministros, para as profissões que exigem qualificações técnicas especiais, como a de médicos ou engenheiros, então não será necessário o registro de ator para exercer a profissão. Atuar não é uma liberdade de expressão? Farei o teste do sofá na Globo e tentarei entrar numa novela das 8 e ai se a Fernanda Montenegro vier me encher o saco porque não tenho registro de ator rss.
Se eu tiver problemas com a Justiça, também não quero contratar advogado. Eu serei meu próprio advogado. Vou estudar, devorar a Constituição, o Código Civil, Legislação Trabalhista, o que for e eu mesmo vou me defender e se a OAB chiar, boto uma bomba na sede deles rss.
Brincadeiras à parte, dia 17 de junho de 2009 - um dia negro para o jornalismo independente, responsável, democrático e voltado para o interesse público!

9 comentários:

  1. É Caio a gente passa anos estudando por acreditar que seremos melhores profissionais se tivermos dominio e conhecimento sobre tal profissão. Aí vem esse bando de filhos da puta dizer que não temos nada, que não somos nada, somos só mais um montinho no meio do povo, não que não goste de ser povo, mas estudo pra tentar ser a voz do povo.

    Estava discutindo isso ainda a pouco com um amigo de facul e somos da mesma opinião, podemos ser nossos próprios advogados sem termos formação? podemos sair por aí abrindo pessoas sem sermos médicos?

    Isso é um absurdo! E como diria Boris Casoy, "ISSO É UMA VERGONHA!"

    Nos resta agora sair por aí marcando os falsos jornalistas a ferro, com a palavra FAKE. Pois é, depois disso, meu lindo diplominha q pegarei ano q vem servirá apenas para fazer volume junto aos outros papéis em minhas gavetas.

    ISSO É BRASIL!!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo....
    saudade de vc no meu blog.
    Agora convenhamos, indignação é pouco diante disso. Até eu que não entendo nada tecnicamente falando de comunicação e jornalismo fico indignado com uma verganha nacional desse porte. Mas o qse poderia esperar de políticos brasileiros, que nunca levaram nosso imenso país a sério.
    I'm speechless!
    E divido com vc e os outros milhares de idgnados.
    Mas há males que vem pra bem, como eu falo bem, escrevo bem, me comunico bem em público agora eu tb sou jornalista huahauhuhuahuhusau brincadeira a parte. É óbvio que eu nunca concordaria com tamanho desrespeito.
    Abraço e bju com carinho de amigo.

    ResponderExcluir
  3. Ah, faça como eu! Abdique do jornalismo! rs... já quebrei a minha cara com o jornalismo atual faz tempo! Agora, só o literário mesmo! =)

    ResponderExcluir
  4. Espelho, espelho meu tem alguém mais.....? completa a frase?
    Esquenta não amigo, somos tudo o que temos que ser e só naquele exato momentinho dai a pouco, passou... não é?
    Quando quiser escrever, tudo bem!
    saudades tb.
    Bju nosso

    ResponderExcluir
  5. eu fico indignado com essas coisas tbm..

    isso deve ser pros políticos conseguirem enrolar mais fácil algum analfabeto que for virar jornalista.

    falta de vergonha na cara. eu queria fazer jornalismo ;(

    ResponderExcluir
  6. Incrível como se usa a palavra liberdade para cada coisa, não!?

    ResponderExcluir
  7. Oh sumido!!!
    O Alê sentiu sua falta no blog, mesmo pq vc não passou pra desejar Happy B-day pra ele.
    Mesmo assim a gente resolveu de premiar com um selinho. Vc deve estar meio ocupado né... a gente entende.
    Mas não some não! Bju e arrasa kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Caio...tmb nao entendo isso e é dificil de mais de aceitar.....

    issoa credito que nao dure muito tempo nao..pq como qlquer profissao graduada necessita de diploma...cada um tem sua excencia nao podendo tira-la...

    abraçao...

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente Caio, jornalistas com ou sem diploma estão destruindo a mídia. Toda notícia é fofoca e toda fofoca é notícia...
    Adorei seu blog!
    beijos

    ResponderExcluir