segunda-feira, 15 de junho de 2009

Perto do fim?

Neste feriado que passou não viajei e algumas das minhas companhias foram DVDs que peguei na locadora... um deles, resolvi pegar pois queria ver o porquê da polêmica que causou na época que foi lançado: Calígula. Filme de 1979, teve edição masterizada, incluídas mais cenas e tudo que a tecnologia pode oferecer. E realmente o filme tem motivos para a polêmica. Há cenas um tanto fortes para os dias de hoje, imagino o auê que foi em 1979... deixando a polêmica de lado, o filme mostra também uma sociedade romana decadente em todos âmbitos possíveis. Uma decadência que levaria à ruina do Império Romano. O que me levou a relacionar acontecimentos do passado com o presente.

Assim como na antiga civilização romana, como em Sodoma e Gomorra, todas as vezes que uma sociedade está em decadência, a principal característica é a falta de valores morais, a promiscuidade sexual, o desamor, as frustrações e os desencontros. Os dias que hoje estamos vivendo, não diferem muito daqueles que antecederam a destruição daquelas sociedades.

A história estaria prestes a se repetir? Com a queda do Império Romano, eis que surge o Império da Igreja Católica, período que ficou conhecido como Idade Média, ou também Idade das Trevas. A crise de valores éticos e morais, a promiscuidade sexual, a falta de amor está mais do que evidente na nossa atual sociedade ocidental.

Estaríamos próximos de uma nova transformação? Deixe a Mãe Dinah que existe em você se manifestar hehehe... hum, que post mais apocalíptico hehehe.

9 comentários:

  1. Olha, acredito que se a sociedade não se transformar logo, as depressões e suicídios aumentarão mais ainda, pois essa vida vazia uma hora cansa. Porém, isso levará muito tempo, afinal, são valores e pré-conceitos que nos foram passados através de muitas gerações.
    Religião, sexualidade, política e futebol são discutíveis sim!

    ResponderExcluir
  2. Todo sistema nasce em decadência! Mas eu gosto muito do "nosso" sistema... acho ele bem divertido ;D

    ResponderExcluir
  3. O império da Igreja, o império Capitalista, ou o império Americano? (Só pra botar lenha na fogueira!)

    ResponderExcluir
  4. Acho isso mesmo, que a crise de valores se deu por tudo ser fácil demais. Então, o fácil tornou o resto difícil...

    ResponderExcluir
  5. Temos que recomeçar para crecer...e foi assim q aconteceu em nosso País...

    vc teve um bom fim de semana nao julgo isso como mal....

    abraçao

    ResponderExcluir
  6. Império da Igreja Católica.. prefiro manter guardada a minha singela opinião sobre esse tópico! Se abrir a boca capaz de levar uma surra virtual.

    Não sei se estamos prestes a passar por mais uma transformação, mas confesso que me preocupo bastante com o ponto em que as coisas chegaram.. parece que não existe mais saída... a impressão que dá é que tudo só tende a piorar... espero estar enganada!

    Beijos!! :)

    ResponderExcluir
  7. tem que trocar o link :D

    agora é www.eafazia.blogspot.com

    abraço!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, totallis.
    Adoro assuntos apocalípticos, kkk, a parte trágica, claro.
    Brincadeiras à parte.
    Eu vi esse filme há alguns tempos, terminei de assitir e também fiquei analisando e comparando com a atual society.
    É bizarro pensar nisso algumas vezes, mas do jeito que as coisas estão acontecendo...

    Enfim, o mais impressionante e atual toque apoacalíptico é a descoberta do calendário Maia, que só vai até 2012.
    Me-do.

    rs

    ResponderExcluir