quinta-feira, 4 de junho de 2009

Isso também passará...


Meu amigo Jason, o post de hoje foi inspirado na conversa que tivemos recentemente e que ainda me faz pensar e questionar. Fui além nos pensamentos e comecei a pensar em outras coisas relacionadas tb...

Certa vez, um rei, sábio e bom, pressentindo que ia morrer, chamou seu único filho e lhe disse:
- Quando você se tornar rei, leve sempre contigo este anel mágico. Ele tem em seu interior lições preciosas que vão orientá-lo em todas as circunstâncias da vida, sejam de alegria ou de tristeza. Abra-o em qualquer das duas situações.

O rei morreu e o filho assumiu o trono. Passado algum tempo, surgiram conflitos com um reino vizinho que desencadearam uma guerra. À frente do seu exército, o jovem rei partiu para enfrentar o inimigo. No auge da batalha, vendo seus companheiros lutarem e morrerem um a um, num cenário de intensa dor, o rei lembrou-se do anel. Abriu-o e lá estava estava escrito: Isso também passará.

A guerra continuou. O exército do jovem rei venceu batalhas, perdeu outras e no fim saiu vitorioso. Retornou então ao seu reino e, coberto de glórias, entrou na cidade. O povo o aclamava. Neste momento de extrema alegria, ele lembrou do conselho do velho pai. Abriu de novo o anel e lá estava escrito: Isso também passará.

O desespero e a euforia são próprios de quem conhece pouco da vida. Viver nos extremos é perigoso porque haverá sempre uma quebra de expectativa, visto que o Universo se conduz pelo equilíbrio. Nem muito ao céu nem muito à terra. O entendimento de que nada sabemos, que estamos aqui de passagem e que tudo nos é dado por empréstimo, ajuda a entender a dinâmica da vida e a viver com alegria.

Está no ego a causa de todo sofrimento humano. Quando nos julgamos superiores aos outros; quando achamos que podemos controlar tudo e todos; quando nos empenhamos em acumular riquezas, estamos na verdade construindo o próprio sofrimento. Céu e inferno não são espaços geográficos, são estados da mente, territórios que a gente mesmo acessa.

Por ser aceito socialmente, por se confundir com sucesso pessoal, o ego torna-se uma doença perigosa. Não corrói o corpo, não representa perigo de morte iminente, mas provoca estragos irreparáveis à alma. Quanto mais uma pessoa tenta se mostrar grande para a sociedade, menor ela vai se tornando por dentro, mais se distancia da sua missão.

Dizem os orientais que aqueles que muito se maravilham com cargos e honrarias terrenas, pouco conhecem sobre as leis do universo. A natureza é mãe, mas tem mão firme e enérgica, não se descuida um minuto do aperfeiçoamento de cada filho seu. Quanto maior é o deslumbramento com as coisas superficiais da terra, maior será a provação para o ajuste necessário e o retorno à essência.

Como a vida nos chega em partes, e como estas partes só se encaixam e ganham sentido ao longo da existência, é evidente que nossa interpretação dos fatos é parcial e míope. Às vezes o que nos parece uma vitória estrondosa, é apenas o início de uma grande provação. O que, às vezes, nos parece uma derrota, pode ser uma oportunidade de mudança.

Tudo que nos acontece, seja alegria ou tristeza, é importante para o nosso crescimento espiritual, mas nada deve nos tirar o rumo e nem o prumo, porque tudo que vivemos aqui na terra é precário e temporário, tudo passa, só existe para nos fazer caminhar na direção da luz.

Não há uma noite que não conheça a alegria do nascer de um dia, nem um dia que não descanse no aconchego de uma noite.

8 comentários:

  1. Acho que é a primeira vez que leio um texto onde você expressa algo realmente intimo. Posso entender que você escreveu como se estivesse conversando com você mesmo? Posso entender que você está passando por alguma dor? Posso??

    Hoje eu descobri que você tem a quem puxar! Só podia ser filho da autora daquele texto de ontem ;D...

    Pode colocar o meu e-mail na listinha da sua mãe. Será um grande prazer poder ler esses textos.

    [Estou precisando de um pouco de equilíbrio na minha vida... ando arriscando em alguns extremos perigosos no plano sentimental ;(]

    ResponderExcluir
  2. é estranho ler sem saber do que se trata, mas parece ser realmente profundo.

    sorte? não sei se precisa, mas, não custa nada desejar :D

    abraço.

    ResponderExcluir
  3. Querido Caio,

    Antes de tudo me desculpa se meu comment for um pouco longo... de qualquer forma acho que a gente não deveria se preocupar com esse detalhe, uma vez que queremos apenas partilhar nossos sentimentos e forma de ver a vida e suas nuances.
    De fato era dessa parábola que eu te dizia, ela é realmente cheia de significado. E o que vc escreve me monstra um cara com uma visão de vida impressionante, tipo de pessoa das quais eu gostaria de estar sempre por perto. Ao mesmo tempo eu estou lendo esse seu post em vários ângulos e eu encontro nele, certeza e convicção, mas encontro também dor, uma certa angústia e desesperança. Ah meu amigo a vida é feita de tudo isso e é isso que torna a vida assim maravilhosa.
    A mais pura verdade: não só céu e inferno são uma questão mental ou estado de espírito. Sabe tem um livro bonito que li quando eu tinha apenas saído de casa, eu estava com 16 anos ná época, nunca me esqueci de que em uma parte o autor disse: "você é o artista, pegue o pincel e pinte o céu e viva nele feliz e ao lado de todas as maravilhas que você merece. Mas se quiser, como já está com o pincel e as tintas na mão pinte o inferno e viva nele..." você deve saber o pq de suas escolhas. Ah meu amigo, nós realmente caminhamos para a diminuição de nosso ser como pessoa no mundo quando corremos atrás de futilidades terrenas. Nesses dias eu tenho refletido sobre isso tb.
    Quando eu voltei em minha casa depois de 6 anos sem ver meus familiares eu disse a eles numa conversa: nossos sentimentos podem ser humanos, nossas vontades e sonhos... mas o amor e nossa entrega nessa experiência tem que ser DIVINA o amor é DIVINO meu amigo, só o amor pode nos transformar no que podemos ser de melhor.
    Vou finalizar te dizendo o seguinte:
    Tenha certeza de que o caminho se faz caminhando e nesse caminho há, pontes, subidas e descidas, buracos e pedras... mas se você observar bem há flores e nós podemos sentir o perfumes delas, hás passáros e nós podemos ouvir o cantar deles, há rios e lagos e nós podemos contemplá-los. Ou podemos passar arrancando as flores, jogando pedras nos pássaros, e jogando lixo nos lagos e rios....Nossa isso ficou bonito hehehehhe.
    Além do que eu li e consegui perceber meu amigo, há mais alguma coisa eu sei e sinto. Tem uma dor em seu coração? Que tal você se abrir e me falar dela? Posso não ser bom conselheiro... mas sou bom ouvinte!E quero ser amigo tb.
    De verdade: eu tenho um profundo carinho por você e o Alê tb.
    Se quiser me mandar algum e-mail pode fazê-lo (jason.waider@hotmail.com) e eu tb fiquei curioso com os texto de sua mamãe, se quiser me adicionar na lesta dela. (Pidão eu einnnn, credo!)
    Bju com carinho de amigo. Jason

    ResponderExcluir
  4. Caraca!!! Esse comment ficou enorme!!! Sorry!!!!
    But foi com carinho!

    ResponderExcluir
  5. Hey Caio,
    Sou eu Alê...
    Brigadu cara. O seu post de hj é muito interessante. Vai ser assunto pra mim e pro Jay nesse fim semana hehehehhe
    Mas enfim te desejo tudo de bom cara.
    Bju

    ResponderExcluir
  6. Caio,

    li seu texto..mostrei pra minha mae...a galera do meu serviço leu..e releu...olha, vc expressou muito bem o texto..mostrou como o importante da valor pela simplicidade, pelo gesto de humildade...Nos erramos..sim..e muito...temos dores..sim muitas dores...incertezar....vergonhas...mentiras...
    caraa..vc é muito novo mesmo para desanimar....e vou chegar sim a concluir minha faculdade....pos graduaçao...vc é vitorioso por ter o q tem ate hoje e batalhar por isso...de tempo ao tempo...pq vc ta vendo qm ´´e vc agora.....

    qm sou eu pra fala isso ne...mas falei.....

    tmb qro entra na lista de sua mae....
    abraçao

    ResponderExcluir
  7. Já disse que adoro seu blog???
    Parece que sempre que venho aqui leio algo que eu tava precisando ouvir... obrigada!!! ;)

    ResponderExcluir
  8. Muito bem! Acho que devo dizer que não tenho mais nada a acrescentar: concordo com tudo, sem tirar nem por.

    Tudo bem, a parte de que a vida é apenas uma passagem não é bem o que eu penso. A vida tem que ser vivida sim, e não só pensando no "depois daqui". Só que essa vivência tem que ser focada na essência, e não nos bens terrenos, incompletos.

    ResponderExcluir