domingo, 7 de junho de 2009

A invenção e reinvenções da política


Sabe o que estava fazendo sábado à tarde as 16h? Apesar de gostar de futebol, não estava vendo a goleada de 4 a 0 do Brasil no Uruguai. Fui a um minicurso que o tema foi: A invenção e as reinvenções da política. Uma perspectiva filosófica a respeito do assunto. Ok, 90% das pessoas vão dizer que não gostam de política, que é um assunto chato, etc... mas a política de hoje é muito diferente daquela que foi pensada por Sócrates, passando por Platão e Aristóteles.
O homem é um animal político. A afirmação é de Aristóteles. Seu sentido é o de que não podemos realizar plenamente nossa humanidade em outro ambiente que não o da pólis, a cidade. Não nascemos prontos e acabados para existir com dignidade, mas como algo a desabrochar no solo fértil da convivência. Mas que tipo de vida convivida nos é possível, aquela determinada pelas forças da natureza física e metafísica ou aquela que nós mesmos escolhemos viver? O momento da invenção da política é o instante em que decidimos que é possível domar nosso próprio destino e nos asenhorarmos de nossa própria existência.
Hum... "domar nosso próprio destino e nos asenhorarmos de nossa própria existência"... como se vê, a política pensada e criada há quase 3 mil anos não é a praticada nos dias de hoje. Política como dizia Platão principalmente era feita para a melhoria, o aperfeiçoamento das pessoas, fazer florescer nelas as virtudes e valores. Basicamente é: eu não posso ser feliz se o outro não é. Estamos interligados e só se pode crescer, evoluir junto. Se faço mal ao outro, estou fazendo a mim também. E principalmente, eu gerencio minha vida! Diferentemente de hoje, em que as pessoas esperam que suas vidas melhorem através de quem sentar a bunda no Palácio do Planalto, jogam suas expectativas e frustrações nos governantes...
Mas como nada na vida consegue se manter puro sem se contaminar, a política logo foi absorvida pela religião, que viu nela uma ótima forma de dominação e esse casamento de política com religião foi um dos mais bem sucedidos da história. Como a religião desconstruiu a essência da política e a usou em benefício próprio... isso será tema para o próximo encontro. Algo me diz que vou gostar de debater nesse dia rss
Chegará o dia em que os políticos não usarão a política em benefício próprio e que um dia terão a consciência que o que melhorá áreas como a educação, por exemplo, não é construir inúmeras escolas e sim, investir em gente, não apenas em cimento.
Ok, não vou mais me prolongar, sei que esse assunto não é o favorito das pessoas rss.. Boa semana a todos!

10 comentários:

  1. Oi Caio!

    Lá vem vc de novo com assunto polêmico ein? coisa própria de jornalista heheheheh, mas isso é bom. Mesmo não sendo o assunto que a maioria gosta, é bom e na verdade esse é o tipo de assunto que deveria nos interessar mais. Afinal é uma conciência crítica a melhor arma para fazer mudanças acontecer. E enquanto isso não acontece a gente é obrigado a conviver com o tipo de políticos e política que temos.
    Quanto ao e-mail tudo bem, eu falo demais mesmo né? Caraca!
    Boa semana pra ti tb.
    Bju
    Jay

    ResponderExcluir
  2. Olha Caio...gosto muito de politica..ainda mais quando se trata desse foco..nao so o Uno.mas o poli aonde vemos varias visoes...concordo com vc qndo diz q a politica nao é a mesma..e consequentemente nao é..os focos o poder esta voltados para varios..de transformaçoes...a cada ano essas mudança ocorrem..como vc mostra no passado ate os dias modernos...

    vc fez uma otima escolha ter assistido esse curso...excelente aprendizado..e bom saber q vc entra no foco tmb...discussao de altas horas.hehehe

    abraçao..
    boa semana tmb...

    ResponderExcluir
  3. Política não é meu forte...

    Com relação a pergunta que fez sobre meu post no blog: depending on the person, yes I'd forgive...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Certamente que somos animais políticos, e isso é muito bom, significa que nós somos os únicos animais que não nascem feitos, mas sim nós NOS FAZEMOS.
    Obrigado pelo presente, e meus parabéns pela vossa extraordinária inteligência. É uma honra para mim receber ainda que seja um pouquinho de vossa preciosa atenção.
    Não que eu goste tanto assim de futebol, mas na hora da goleada eu também estava a estudar: estava afogando-me nos livros de fracês.
    Au revoir mon ami.

    ResponderExcluir
  5. Não sei se é o favorito das pessoas, mas é algo que eu adoro discutir. (E o que eu não gosto de discutir? hauhauauha)

    Sim, o casamento "política + religião" foi o que causou as alterações na Bíblia, a Inquisição, o controle distorcido do governo de alguns países, e numeráveis outras consequências negativas.

    Depois de se separarem, o estrago já estava feito; o sistema estava corrompido, e temos a política dos dias de hoje...

    ResponderExcluir
  6. Caio, como você bem sabe eu estou totalmente inserido nesses 10% dos aficcionados por política. Não tenho quaisquer dúvidas de que vou acabar me embrestando por essas bandas! Que tal abrirmos um partido político renovando algumas idéias e trazendo um pouco mais de modernidade e jovialidade para o maravilhoso mundo desacreditado da política? Esse papo de que todo político é corrupto está por fora! Nós, cidadãos, não estamos muito preocupados com isso! Farei uma enquete em meu blog e verás o resultado!

    abração amigo

    ResponderExcluir
  7. Olha Caio, muito interessante o que voce escreveu. Se estudarmos um pouco mais essa relação, vamos ver o quanto foi importante esse casamento e o quanto as duas foram omissas e sujas ao longo do tempo. Muito bom ler voce. Abraços e bom dia.

    ResponderExcluir
  8. Valeu meu amigo.
    Tudo de bom sempre.
    Me sinto orgulhoso de haver te encontrado tb, mesmo que virtualmente.
    Ah e olha eu quero ser alguma coisa nesse partido que o Ryan vai fundar com vc huhauhauahuahuhuau aproveitando que eu já moro em Brasilia kkkkkkk
    Feliz dia do amor
    Bju nosso

    ResponderExcluir
  9. Que post ótimo! As pessoas nao sabem a importância da política, mesmo porque as que ela conhecem são apenas "politicagem". É normal num país de excluídos em que a corrupção predomina o não favoritismo por esse assunto. Mas como você mesmo disse, tudo é culpa da educação, ou melhor, da falta dela.
    Adorei o blog, muito prazer.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. tipo, eu adoro politica também. essa afirmação de que somos animais políticos é cem por cento correta, até porque até em comprar um cafezinho na esquina estamos "fazendo política" e nem sabemos...

    ResponderExcluir