quinta-feira, 7 de maio de 2009

De volta aos anos 90, por favor!


A banda britânica Oasis está no Brasil. Hoje, a banda dos não tão polêmicos como antigamente Liam e Noel Gallagher fará um show no Rio de Janeiro e depois seguirão para São Paulo e Porto Alegre e se não me engano, Curitiba também...

Gostaria muito de ir ao show de hoje, mas não vai dar, então vou me contentar em assistir pela televisão. O canal da Globosat Multishow vai transmitir a apresentação de hoje do Oasis ao vivo a partir das 22 hrs.

Toda vez que vejo uma banda que estourou na década passada, me dá uma imensa saudade daquela época. Como foi bom, musicalmente falando, os anos 90! Posso parecer um velho falando mas naquele tempo que era bom hehehe. Não gosto das músicas de hoje (com algumas exceções).

O que temos no topo da parada atuamente? Um ser que até agora não descobri se é mulher, se é travesti ou se é uma coisa andrógena chamada Lady Gaga disputando o primeiro lugar com outros seres descartáveis como Fergie, Pussycat Dolls, a mulher de malandro Rihana ou a infinidade de rappers americanos com seu hip-hop ora machista, ora vulgar, ora homofóbico, ora violento e por aí vai...

Que saudade tenho de ver artistas como Oasis, Alanis Morissette, Radiohead, Nirvana, The Cranberries, Silverchair, Fiona Apple, Green Day e tantos outros que tiveram seu auge de sucesso nos anos 90, disputando a preferência do público. Dava gosto ouvir suas músicas e comprar seus CDs.

Claro que nem preciso mencionar que artistas dos anos 50, 60 e 70 também foram fenomenais, muita (muita mesmo) música de qualidade foi produzida nestas décadas, mas preferi citar apenas os dos anos 90, pois suas músicas tiveram bastante influência sobre mim durante minha pré-adolescência e por toda minha adolescência.

Se você era muito criança ou passou batido pela década de 90, por favor, tente ao menos ouvir algum desses albuns fantásticos (na minha opinião):

- Alanis Morissette (Jagged Little Pill, lançado em 1995 e Supposed Former Infatuation Junkie, lançado em 1998);
- Oasis (What's the Story Morning Glory, de 1995 e Be Here Now, de 1997);
- Radiohead (OK Computer, de 1997)
- The Cranberries (Everybody Else is Doing It, So Why Can't We?, de 1993 e No Need To Argue, de 1994)
- Nirvana (Nevermind, de 1991)
- Silverchair (Freak Show, de 1997 e Neon Ballroom, de 1999)
- Green Day (Dookie, de 1994)

... e muitos outros que agora não me vêm à cabeça. Se você lembra de algum, não hesite em falar hehehe... definitivamente acho que parei nos anos 90... nem os moderninhos e queridinhos da crítica e do público cool ou hype do início dos anos 2000 como The Strokes, The Hives ou The White Stripes me animaram... sou um romântico saudoso dos anos 90 hahaha.

E hoje, às 22 horas, não me chame para sair, nem vou atender telefones... estarei de frente para televisão sendo nostálgico e relembrando o passado...

3 comentários:

  1. Adoro tds da década de 90 que vc citou.. essa tal de lady gaga nunca tinha ouvido falar...
    Apesar de gostar mt do Oasis, fui a um show deles aqui há uns 3 anos e não gostei, acredita??
    Bjão!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu adoro as misicas de antigamente... Mas sou mais adepto a mpb! asioudhasiouhdaouhoiuh


    abração amigoooo
    saudades

    ResponderExcluir
  3. a única música da alanis morissete que eu ja ouvi foi ela cantando "my humps" da fergie.

    foi hilário ;)

    ResponderExcluir