terça-feira, 26 de maio de 2009

Anjos e Demônios


No último sábado, vi Anjos e Demônios, do mesmo autor de O Código DaVinci e, mais uma vez, o filme abordou o Vaticano, a Igreja Católica e seu passado. Entretanto, a Igreja não quis se pronunciar sobre Anjos e Demônios justamente para não atrair mais publicidade que o longa já proporcionou.

Ao ver este filme, lembrei de episódios em que tentei abordar e discutir o mal e o bem que o "cristianismo" fez ao logo desses 2000 anos na humanidade e sempre fui criticado ou mal interpretado. Já me chamaram até de ateu (não sou) porque uma vez fiz um documentário na faculdade que o tema era Nietzsche e suas ideias sobre o Cristianismo e no final do vídeo, tem uma cena em que a Bíblia é queimada, mas ninguém entendeu a real mensagem e o que o fato dela ser queimada representaria dentro da visão de Nietzsche. Preferiram falar besteiras ao tentar entender...

Fico imaginando e questionando... evoluimos pouco ou muito de 2000 anos pra cá? Claro que tecnologicamente nem preciso citar exemplos né? Estou me referindo ao ser humano como pessoa, ser pensante. Em Roma Antiga, tinhamos as Arenas em que os gladiadores lutavam com animais ou entre eles mesmos e o público vibrava com a carnificina. Hoje temos as Arenas chamadas Maracanãs, Morumbis, etc que até pouco tempo foram cenários de pancadaria e morte entre torcidas organizadas... parece que mudam-se a época e cenário mas os atores continuam os mesmos... sem contar que até hoje, dependendo do país que você estiver, apedrejar pessoas em praça pública é considerado normal... em que ano estamos mesmo? 2009? Idade Contemporânea né? Ah ta...

Mas voltando ao que eu queria falar inicialmente, eu fico percebendo e tentando entender o comportamento de certas pessoas quando o assunto é religião. Em determinado momento, tem-se a clara sensação de estar vivendo na Idade Média. Não estou aqui para atacar religião x ou y, nem doutinar ninguem para se converter na religião z. O que fico impaciente é a com a total subserviência de certas pessoas na relação sacerdote - fiéis.

Eu conheço pessoas que estudaram em boas escolas, fizeram ótima faculdade, tem bons empregos, tem padrão de vida elevado, etc... o que se espera de pessoas assim? Que sejam bem informadas, questionadoras e pouco influenciáveis mas basta um NÃO vindo de um padre, pastor, o que seja, para que a pessoa faça aquilo (às vezes contra a vontade) só porque o sacerdote disse ou porque a Bíblia não está de acordo...

Alguém ja parou aí para pensar o que é a Bíblia e em quais circunstâncias ela foi sendo escrita ao longo dos anos? Foi Jesus quem a escreveu? Não. Ponto contra. Grande parte dos textos ali tiveram a influência de Paulo, que nem sequer chegou a conhecer Jesus! Nietzsche até diz que o que temos aí chama-se Paulinismo e não Cristianismo e que o Evangelho morreu na cruz, junto com Cristo. E será que alguém realmente acredita que a Bíblia de hoje é a mesma de 1000 anos atrás? Numa época em que a religião era forma de dominar a massa (ainda é) como foi a Idade Média e que só os nobres e os sacerdotes tinham acesso aos textos "sagrados", será que ninguém, nunca escreveu ali códigos morais e éticos ou alterou os originais de acordo com sua própria conveniência?

Não quero promover uma queima de Bíblias em praça pública, só me pergunto por quê as pessoas aceitam diversas coisas e se martirizam sem ao menos questionar, já que somos uma sociedade civilizada, moderna, pelo menos na teoria né? Deve ser pelo temor a Deus, medo de castigo, medo de Jesus ficar com raiva, só pode... esse medo e principalmente a culpa que algumas igrejas fazem a gente ter desde o nascimento, talvez iniba qualquer tipo de questionamento. Mas minha concepção de religião e de Deus, principalmente, não inclui o medo.

Penso que Jesus Cristo fracassou em sua missão na Terra. Tem 2000 anos que ele passou por aqui e ainda não conseguimos aprender nada com ele. As guerras em nome de Deus continuam, dentro do "Cristianismo" há várias facções com seus julgamentos e preconceitos (leia-se as 24472897405714107 tipos de Igrejas Evangélicas existentes) e as duas palavras mais importantes que ele nos ensinou, não aprendemos: AMOR e PERDÃO.

13 comentários:

  1. Caro Caio,

    Eu concordo com você em gênero, grau, número e “essência”. Mas gostaria ainda de aludir a alguns apectos. Eu sou fã de F. Nietzche. Já li várias obras dele, fiz apresentações na faculdade sobre a origem da moral, uma obra nietzchiana e etc... é difícil pra muitas pessoas verem além da realidade e em pleno 2009, é triste ver que ainda somos primatas em muitos aspectos. Nem todos. Fazemos parte de uma minoria.
    Também eu não tenho nada contra religião alguma. Como pessoa no mundo, sou independente, dono de minhas decisões e tenho uma vida nada convencional. Errada? Certa? O que você acha? O que as religiões tradicionais falam sobre mim e meu namorado? Somos gays. Somos uma aberração? Sei lá. Na verdade eu e Alê não nos preocupamos com isso. Acredito sim que Jesus foi um homem extraordinário e que ensinou muitas coisas maravilhosas que se fossem observadas, levariam a humanidade a ser diferente. O mal está no coração do homem e Deus ou Jesus não pode mesmo mudar isso, talvez não por que não tenham poder, mas porque se assim o fizessem nos transformariam em fantoches, comos os padres, pastores e líderes religiosos insistem em fazer com seus seguidores.
    Não acredito que um Deus que ensinou amor e perdão, possa me castigar pelo modo como vivo minha vida. Eu nunca quis e nem quero dominar ninguém, não quero que sigam meu modelo de vida, sou muito imperfeito. MAS TE GARANTO QUE APRENDI AMAR E PERDOAR e tento fazer me espelhando no que Jesus ensinou. Como pessoa no mundo e por entender que minha fé em Deus não tem nada a ver com Igreja e que seja essa ou aquela, nenhuma pode dominar-me ou manipular-me. Mesmo porque se eu dissesse quem eu de fato sou, se eu quisesse dar meu testemunho de vida, eles me jogariam no inferno... vc não acha? Do meu modo, no meu canto eu frequento a igreja católica, mas não me deixo influenciar, nem posso.
    Parabéns pelo post. Nossa, se eu fosse falar tudo o que penso, escreveria muitas páginas...
    Discordo em algum ponto de você, quando você diz que acha que Cristo falhou na missão dele. Meu ponto de vista é: o homem, modificou o que Ele ensinou ao seu bel prazer. Eu sei que vc aprendeu amar, sabe perdoar. Ou não teria escrito algo tão pertinente, sem condenar igrejas e seus líderes e acredito que de alguma forma vc aprendeu isso de Jesus ou estou enganado? Eu aprendi d’Ele. E então quando uma única pessoa aprende com a gente, a nossa missão não foi em vão. Um só pode fazer a diferença. Eu sei que vc pode fazer essa diferença. E eu acredito nisso.
    Desculpa ter escrito tanto.

    E por fim tá curtindo muito a stefhanyyyyyyyyy kkkkkkkkkkkkkkkk????
    Bju do Jason

    ResponderExcluir
  2. bom texto, forte. acaba sendo tabu para as pessoas discutirem.

    vejo muito pessoas que se dizem 'fiéis' a religião e irem contra os preceitos básicos dela.

    não sigo religião alguma. tenho meu modo de pensar.
    só o fato de alguém me ordenar a pensar de uma forma, já me faz querer pensar de outro jeito.

    e realmente, no fundo, as pessoas ainda não sabem amar e perdoar. julgam as outras sem conhecer, criam relações por interesses.

    bom texto =]

    ResponderExcluir
  3. Bem se Deus é mesmo Onipotente, Nao permite que modifiquem a biblia. E neste caso leia apocalipse 22:19 de uma bliblia mais proxima.
    Quanto a acreditar ou não... pra isso exite a fé...
    ninguem disse que seria facil! Se fosse assim, o reino do céu ja estaria concretizado. rs
    A fé move as pessoas a estudarem pra passar no vestibular... estudando claro..
    Fé, motiva as pessoas a fazerem as coisas mais impossivel!
    MAs e se existir mesmo uma verdade absoluta? oO
    Ai entao alguem fala:
    A_Eu não acredito em verdades absolutas.
    B_Isso é uma verdade absoluta?

    .... Cada um acredita no que quiser...
    mas um dia teremos a prova final..
    se Deus diz que vai voltar nao é?
    ....

    ResponderExcluir
  4. Oi Caio,
    Já li sim, muito bom mesmo. Já também para além do bem e do mal. E muitas outras coisas relacionadas a ele. Muito bom, pena nem todo mundo que estuda e faz faculdade leva a sério o estudo de filosofia.

    E é sempre bom a gente aprender com todo mundo que está a nossa volta e que podem nos ensinar a ser pessoas melhores...
    Depois o Alê vai ler o seu comment tb.
    Abraço do Jason e vai curtindo a stè......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Caio meu querido Caio. Hoje você abordou um tema EXPLOSIVO digamos. Tenho que deixar bem claro que entrei para a igreja cristã aos 8 anos de idade e saí aos 16 anos. Com o passar do tempo, acabei levando a minha família para igreja e atualmente sou o único que saiu. No desenvolver das minhas idéias e concepções (já que não se pensa muita coisa com 8 anos de idade) fui percebendo inúmeros fatores que contradizem com a respeitável palavra, intuito, razão, motivo, objetivo (chame como quiser) da vinda de Cristo na terra. É óbvio [na minha opnião] que as escrituras foram modificadas ao longo do tempo já que a religião era o maior, eu disse, MAIOR MEIO de força ou poder para se controlar uma sociedade. Até mesmo o REI, detentor de impérios se sentia de alguma forma intimidado com os representantes do divino poder. Hoje não mudou nada. Minto! Antes 99% do poder econtrava-se nas mãos dos católicos. Atualmente a igreja Católica está perdendo espaço como podemos acompanhar ano após ano. O fato que me intriga é a formação que temos e como isso pode prejudicar as nossas vidas. Será que Deus abominaria o homem por motivos a qual ele está alheio? Se ele deu o livre arbitrio eu acredito que pode nos julgar pelos atos escolhidos. E quando não há que se falar em opção, em escolha ou qualquer coisa do genero? Como explicar sentimentos inerentes ao homem desde a sua concepção? Ele prega amor e perdão... Mas que tipo de amor é valido? Deixaria eu de amar a deus por amar ao próximo de forma "diferente"?

    NÃO acredito. Acredito em Deus, no bem e no mal. Mas acredito também que todas as formas de amor são válidas e, assim como o alemão doidão lá... há de se queimar das nossas mentes algumas citações não condizentes com o objetivo maior: Alcançar a salvação atraves do bem.

    =P

    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  6. Melhor você lê o livro, vai entender melhor.

    ResponderExcluir
  7. Você disse tudo agora Caio.
    (leia-se as 24472897405714107 tipos de Igrejas Evangélicas existentes), adorei essa parte, tem igreja evangélica de tudo quanto é nome..Wesleyana, Metodista, Adventista, Congregacional, Presbiteriana, Assembélia de Deus, Plenitude, Universal, Da Graça, Cara de Leão....etc, etc.

    Eu sou católica, porém não praticante, parei de ir a igreja há algum tempo, justamente por causa de algumas coisas que eu não concordo, se eu não concordo nada mais certo do que eu não seguir, não posso seguir algo que eu não estou de acordo. Então, prefiro não ser hipócrita.
    Hoje mesmo uma pessoa falou para mim que eu obedeço a minha mãe, mas eu não obedeço a Deus.

    Religião é sempre um assunto polêmico, eu fiz um post relacionado, mas não postei ainda.

    Gostei muito do post.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Caio de volta aqui, não tive tempo de ver realmente a sua abordagem real do assunto. Primeiro te parabenizar pelo enfoque bem critico, e pela sua idade e formação analisando não so essa postagem mas todo o seu conteudo já era coerente esperar uma abordagem perfeita. Falar sobre religião muitas vezes é criar brigas de questionamento.Como vc disse em pleno mudo atual sec 21 as coisas são assim. Em pesquisa já feita mais de 70% consideram catolicos so pelo nome e/ou batizado pq pra mim não são.Deus para mim é so um e unico, difere pelo nome de cada país em sua cultura. Acho não , acredito que deve ser respeitado. Vc deve me questionar que muitas vezes passa os limites ne? Com certeza aqui em MG a tonelada de igrejas evangelicas passam dos limites, em cada ponto tem uma na cidade. Que tipo de religião que tem que aglomerar o cidadao a participar? Muitos cobram os 10% do salario para igreja;;;sabendo que o salario brasileiro está a 465 reais... Bom torna- se dificil falar no que deve ser feito;. MAS acredito abaixar esse achismo e essa briga pois Deus é um só. Devemos acreditar em Deus...falo isso pq quando precisamos ele é o primeiro que recorremos...como vc disse se existe o bem..tmb existe o mal..vemos isso ao ver cada pessoa...e muitas vezes caimos nessas armadilha. Em sintese religião não deve ser confundida com abuso.

    Estou acompanhando seu blog, te linkei no Entrando Numa Fria na guia EU INDICO....

    mais um excelente blog que vale a pena conferir...

    abraçao cara....

    ResponderExcluir
  9. Oii, estou visitando seu blog pela primeira vez e achei o texto excelente. Concordo com tudo, principalmente no que diz respeito a bíblia ter sido alterada ( ou escrita) segundo o que era conveniente a nobreza e ao clero.Já as guerras santas por si só já seriam absurdo, uma vez que o "cristinismo" prega a paz e condena até mesmo a auto-defesa.
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  10. Dear Caio Pra me redimir do selo da stefhanny a qual é muito brega!!! estou te oferecendo um selo exclusico de coração pq seu blog é Oscar!

    E NÃO DEIXA DE VER O MEU POST >> AO DEUS DESCONHECIDO SOBRE NIETZSCHE
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Acho que o ser humano evoluiu em partes e a igreja católica evoluiu e muito comparado ao que era antigamente, mas não o necessário pra ser 100% boa, o que nunca vai acontecer porque nada nem ninguém consegue ser 100% na vida.
    Adorei seu post!
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. ei Caio
    jah fiz o post lá
    como ficou muito extenso será em mais partes
    a parte I jah está lá
    e outra, caso vc goste, aqui em vitória está surgindo um grupo naturista, a primeira reunião (todos vestidos) será na semana q vem (dia 07/06 - as 17h), vamos nos conhecer, falar sobre o naturismo, e td mais, a reunião será em jardim da penha, caso vc queira ir, fala comigo é bom q vc conhece um pouco mais sobre o naturismo, aí se vc sentir vontade, vc participa tbm dos encontros ao natural, ou me passe um e-mail, assim fica mais particular
    e-mail/msn: apenas-alguem@live.com

    ResponderExcluir
  13. OO Caio....nada de agradecer ow....seu blog tem conteudo de mais aqui..e isso chama os seus amigos leitores...ainda mais que conhecemos a pessoa que escreve e vemos o grau de informaçao a passar para nos mesmos.....

    acompanhei seus postagens antigas..e muito bem estruturadas....

    abraçao..esperando a atualziaçao aqui...

    ResponderExcluir