sexta-feira, 1 de maio de 2009

15 anos de saudade


Hoje faz 15 anos que Ayrton Senna nos deixou. O post de hoje é uma homenagem à esse grande ídolo do esporte mundial.
Acho que todo mundo se lembra onde e o que estava fazendo naquele domingo de 1 de maio de 1994 quando recebeu a notícia... eu pelo menos lembro. Após assistir ao GP de San Marino, fui a um churrasco com meu pai e meu irmão na casa de um amigo dele e lembro que a todo instante o plantão da Globo entrava no ar dizendo que o estado de saúde do piloto era gravíssimo... até que finalmente, o jornalista Roberto Cabrini, que na época trabalhava na Globo, deu a notícia: "Morreu Ayrton Senna da Silva".
Chorei com a notícia. Tinha 12 anos e já era de praxe todo domingo de Formula 1, eu acordar cedo só para torcer por ele e secar seus adversários como Mansell e Proust. Infelizmente Senna só enfrentou Schumacher como adversário direto apenas nas 2 primeiras corridas da temporada de 1994... seria interessante uma disputa Senna X Schumacher por uma temporada inteira...
Sem Senna no caminho ou outro piloto de alto nível, Schumacher reinou absoluto e pôde bater todos recordes possíveis, inclusive de maior número de títulos, de vitórias e maior número de poles (este recorde era de Senna). Mas o alemão não tem culpa de ter tido apenas adversários medianos para competir...
E o Rubinho? Bom, pobre dele que após a morte de Senna, viu as expectativas de todos os brasileiros cairem sobre seus ombros... e agora ficou mais do que provado que ele não passa de um piloto mediano pois antes ele tinha a desculpa do carro ser ruim, depois a desculpa foi que a Ferrari só privilegiava o Schumacher e agora que ele tem um carro competitivo que está deixando Ferrari e McLaren comendo poeira, quem é o líder do campeonato? O seu companheiro de equipe Jenson Button...
Resta a nós torcer para que a Ferrari se recupere nas próximas corridas e torcer para que Felipe Massa volte a dar as alegrias que o brasileiro tanto acostumou a ter com Ayrton Senna.

5 comentários:

  1. Nunca gostei muito de F1 mas Senna sempre foi um grande ídolo e um grande exemplo pra todos os brasileiros. Motivo de muito orgulho.
    Lembro bem daquele dia. Eu tava na casa do meu pai almoçando e aquela musiquinha do plantão fazia o coração da gente bater mais forte cada vez que tocava... até que chegou a notícia.
    Lembro até hoje do grito que a mulher do meu pai, grande fã dele, deu quando confirmou a morte dele. Nossa foi horrível...
    Infelizmente a vida é cheia de fatalidades, mas tenho certeza que eles jamais será esquecido!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu aprendi a assistir F-1 com o meu pai, quando ainda era pequena. Pra ter idéia, até hoje eu acordo de madrugada pra ver as corridas... Chorei demais quando soube da morte dele! Tava na casa da minha avó, como todo domingo, e tava todo mundo de olho na TV. Foi muito triste saber que um piloto tão talentoso teve um fim tão brusco.

    Fora isso, a gente vê como a vida passa mesmo depressa.. passaram-se 15 anos e, pra mim, parece que isso aconteceu outro dia.

    ResponderExcluir
  3. Lembro-me perfeitamente de onde estava e da sensação.
    Estava na casa do grande amigo Tiago Rocha, atualmente GRANDE músico, éramos apenas moleques de 16 anos assistíamos à corrida e conversávamos com alguns amigos quando ocorreu o acidente. Lembro do misto de perplexidade e revolta que tomou conta de mim no momento do acidente e, mais tarde, quando veio a notícia da morte, lembro-me da inconformação que me veio através de uma frieza e de algumas poucas lágrimas. Olhei pra a Tv e falei: "Nunca existirá outro Brasileiro que corra como Senna. A F1 perdeu a graça para o Brasil".

    Pouco depois surgiu Rubinho Barrichelo.

    Eu estava certo.

    ResponderExcluir
  4. Eu só num lembro pq eu tinha um ano :(

    abraço.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, 15 anos...passou muito rápido.

    ResponderExcluir