sexta-feira, 29 de agosto de 2008

50tões


Hoje Michael Jackson sopra 50 velinhas. Algumas semanas atrás, também em agosto, Madonna completou 50 anos. Não é curioso que os considerados rei e rainha da música pop terem nascido no mesmo mês e no mesmo ano?

Enquanto Madonna resiste em deixar o posto de rainha do pop (por falta de sucessora), Michael Jackson já não é rei há bastante tempo. E também não há no cenário musical ninguém que possa sucedê-lo. (Falam em Justin Timberlake assim como um dia falaram que Britney Spears substituiria Madonna. Eu acho que isso não tem nada a ver... Justin e Britney têm que comer bastante arroz com feijão e queimar bastante neurônios para chegarem ao fenômeno que foi Michael e Madonna).

Quando olho pra Michael, sinto pena. Fico triste, pois como alguém que dominou as paradas do mundo todo por quase 2 décadas, terminar desse jeito? Na década de 80, a única concorrente de Jackson era Madonna, mas mesmo assim, a material girl nem de longe ameaçava a Michael Jackson mania, o furor. O desespero nos fãs que ele causava era muito maior do que Madonna e convenhamos: a qualidade do trabalho de Michael era superior ao de Madonna... Madonna queria era chocar falando de sexo, virgindade, homossexualidade, sadomasoquismo, igreja católica, etc... Musicalmente falando, o que Michael fazia era mais consistente do que Madonna.

Michael Jackson, se não foi o primeiro, foi um dos primeiros artistas internacionais que ouvi e comecei a gostar. Eu tinha uns 10 anos na época e diferentemente da criançada de hoje, minha infância não foi sexualizada com funks, danças do créu, etc... música para mim era Xuxa (tinha todos os LP's hehehe da épca que ela fazia o Xou da Xuxa) e umas músicas sertanejas que meu pai costumava ouvir (lembro que naquela época se deu o boom dos sertanejos no Brasil com Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó e Zezé di Camargo e Luciano. Naquela época não tinha internet e nem MTV então minha descoberta para a música internacional só se daria bem mais tarde.

Eu, aos 10, 11 anos de idade comecei a gostar de Michael Jackson, o som que ele fazia e mesmo sem entender nada das letras, óbvio, gostava de quase todas elas. Mas infelizmente, tomei conhecimento do rei do pop no momento que sua queda se iniciava. Sua vida privada interessava mais à imprensa que sua música. Aí começaram as bizarrices de sua vida e o escândalo de abuso sexual de menor (que eu acho que ele tem culpa no cartório).

Depois disso, o rei jamais conseguiu voltar a reinar. É o movimento da vida. Uma hora você está por cima e talvez até ache que isso vai durar para sempre. Mas não vai. Num piscar de olhos a situação se inverte e Michael, que hoje busca mais o isolamento, será sempre lembrado pelo que foi, a criança prodígio que aos 6 anos de idade já tinha um single em primeiro lugar nas paradas americanas, do que pelo que ele é, pois o que ele é hoje, os fãs querem esquecer. Diferentemente de Madonna, que conseguiu se manter no topo por 25 anos apesar de uns altos e baixos durante sua carreira.

A primeira vez que resolvi prestar atenção em Madonna, foi na mesma época que comecei a gostar da música de Michael Jackson. Só que não gostei do estilo dela. Achava ela uma puta, não gostei da música. Madonna entraria na minha vida de novo apenas em 2000 com o album Music. Adorei aquele album e comecei a correr atrás dos trabalhos da cantora e agora gosto do que ela faz hehehe. Dia 14 de dezembro estarei no Rio ansioso pelo show.

Parabéns aos cinquentões estando eles no topo das paradas de sucesso ou não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário