quarta-feira, 7 de maio de 2008

Presos

Finalmente o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, após evidentes provas, foram presos. Espero que não fiquem presos por apenas 5 ou 6 anos por bom comportamento.

A monstruosidade e frieza de como a menina Isabella foi morta todos estão cansados de saber. A imprensa nos bombardeou com o espetáculo por mais de um mês.

Mas durante a prisão do casal, uma coisa me chamou e vem chamando minha atenção: a ferocidade e ao mesmo tempo o ócio da população que tem tempo de ficar horas na porta da delegacia ou na portaria do prédio dos pais do casal.

Em que nossa civilização mudou desde a época dos gregos e egípcios antigos até hoje? Na área da ciência, mudou significamente, claro. Medicina, engenharia, astronomia, matemática, enfim, na área intelectual o avanço é gritante, mas ainda não conseguimos domar o bicho, o animal selvagem presente em cada um de nós.

Está certo que um crime como esse causa comoção, principalmente porque a vítima foi uma criança, mas a reação das pessoas continua a mesma do que em épocas medievais e antigas. As palavras de ordem, de ódio, o desejo de linchamento do casal Nardoni e Jatobá me remete à época em que pessoas eram queimadas em praça pública na Europa da Idade Média, pessoas enforcadas ou esquartejadas ficavam à mostra para deleite da sociedade da época. O prazer das pessoas com o infortúnio de outras é visível.

Fico impressionado como alguém sai da zona sul de São Paulo e vai até a zona norte ou a Guarulhos apenas para ficar de butuca, para fazer zona, para gritar, para chamar atenção, para xingar o casal. Impressionante o ócio coletivo.

É parodoxal o avanço da civilização em certas áreas e em outras parece que não saimos do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário