quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Chávez anuncia que só vai governar até 2013


Após ter sua proposta de reforma na Constituição rejeitada por um plebiscito, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que irá governar só até o fim de seu atual mandato, que termina em 2013.

Estamos em época de Natal. Devemos acreditar em Papai Noel ou nesse anúncio do caudilho?

Infelizmente ainda teremos que suportar este fanfarrão até 2013. Após décadas de ditaduras na América Latina, a democracia ainda é algo fresco nessa região. Estamos ensaiando o que é ser país democrata, mas ainda temos que aturar e conviver com esses caudilhos, essa espécie de praga com pretenções imperiais característica de governantes latino-americanos.


A América Latina caminha para uma região politicamente estável mas ainda há muita instabilidade. Briguinhas de chefes de Estado que mais parecem briguinhas de criança. O caudilho venezuelano brigou com o presidente Uribe da Colômbia porque este desautorizou Chávez a ser o mediador das negociações com as Farc. Não chame para a mesma festa os presidentes da Argentina e do Uruguai. O Peru às vezes resolve brigar com o Chile reivindicando questões territoriais perdidas séculos atrás.

Como disse o jornalista Clóvis Rossi hoje na Folha de S. Paulo, o nosso presidente deveria aproveitar esse bom momento de maior popularidade em relação a todos os chefes de Estado do continente americano e ser o mediador dessas picuinhas, tomar a dianteira, a liderença na América Latina.

O Brasil é líder por excelência devido ao seu tamanho, população e economia. Na minha opinião ainda falta um presidente que não sirva pra colocar panos quentes ou amenizar devaneios de Hugos Chavez ou Evos Morales da América Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário