quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Você realmente já amou alguém?


Em uma das conversas que tive com um amigo recentemente, ficamos falando das relações amorosas de hoje em dia. O que as pessoas chamam de amor, é realmente amor? Quando você diz que ama alguém, você realmente ama o indivíduo ou a imagem que você criou deste indivíduo? Explico:

Quando estamos solteiros, as pessoas se esforçam para te apresentar alguém. Não conseguem te ver e acreditar que é possível ser feliz apenas com você mesmo. Acham que pra ser feliz tem que ter alguém do lado. Enfim... ao sermos apresentados a alguém, quais perguntas básicas ninguém esquece de fazer? - O que você faz e onde mora. E já repararam que em muitos casos a pessoa vai ficando mais ou menos bonita de acordo com a resposta para essas duas perguntas?

Nossa mente não consegue ficar quieta. Ela tem necessidade de enquadrar as pessoas, de colocar rótulos, fazer pré-julgamentos. Se na balada uma menina é apresentada a um cara muito bonito, uma beleza de chamar atenção e se ele responde que é garçon ou motoboy e que mora num bairro da periferia da cidade, com certeza ele, para esta menina ( e para muitas outras) não mais parecerá tão bonito assim.

Mas se ele diz que é médico, empresário que cuida dos negócios do pai ou juiz, promotor e que mora no bairro nobre da cidade, com certeza a menina pensará que achou o homem da vida dela. E fará de tudo para se envolver com ele. Só que lá na frente, depois de algum tempo de namoro, ela vai começar a ver os defeitos dele e vai dizer que a culpa do relacionamento não ter dado certo foi que ele mudou.

Ora bolas, ele não mudou. Sempre foi o mesmo. A menina apenas ficou frustrada diante da expectativa criada em torno do cara e cansou da imagem que tinha dele. Na verdade, ela nunca se apaixonou por ele e sim, pela imagem e pelas expectativas que ela criou do rapaz.

E após filosofar hehehe horas e horas com meu amigo sobre o assunto, me dei conta de como fazemos isso e muitas vezes nem percebemos. O que me fez concluir que essa grande infelicidade no mundo se deve principalmente a falta de amor! Ninguém está disposto a conhecer ninguém de fato. Os relacionamentos hoje, muitos deles são jogos de interesse. O que você tem para me oferecer e o que posso te dar em troca? Virou um jogo muitas vezes imperceptível pelas pessoas. Inclusive na Grécia Antiga, os gregos viam os relacionamentos como interesse. Era explícito. Não tinham essa ideia romanceada do amor que temos hoje. Um feio rico poderia se casar com uma pobre bonita pois em tese um estaria emprestando sua riqueza e a outra sua beleza. Bizarro, né?

Resolvi fazer uma experiência. Numa balada de uma sexta ou sábado qualquer, quando era apresentado a alguém, com segundas intenções ou não rss, evitei o máximo que pude, responder essas duas perguntas - o que faço e em que bairro moro. E também evitei perguntar, pois nossa mente é foda! É alguém falar que mexe com publicidade, jornalismo, medicina, advocacia, engenharia ou qualquer outra coisa, que ela já traça um perfil da pessoa que você conheceu há menos de 5 minutos.

Voltando à pergunta do título do post... Você realmente já amou alguém ou amou a imagem e expectativa que criou em relação a ela e achou que estivesse amando a pessoa?

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Para terminar, ganhei este selo da Fátima do Cada Volta é um Recomeço (http://cadavoltaeumrecomeco.blogspot.com) e dos 10 blogs que ela indicou como "Blog que acerta em cheio" o meu foi um. Obrigado Fátima! Que bom que você gosta do que escrevo aqui. E recomendo a todos a darem uma olhada no blog dela.
Bom, eu teria que indicar 10 blogs que eu considero que acertam em cheio, mas todos vocês que estão ali do lado direito do meu blog, na lista Vida Inteligente na Internet, considero que acertam em cheio. Sintam-se selados e quem quiser postar o selo, agradeço :)
Bom final de semana a todos!

33 comentários:

  1. Oi blz Caio...concordo com que diz ai no seu blog, e com certeza nos seres pobres mortais só vale o q veste, e se vc tem um carro do ano, se usa somente perfume importado, o cara tem o mundo aos seus pés...Tenho experiencia nisso(tô afim de uma pessoa e ela nem me dá bola), bem deve ser que sou um carinha que sou pião que trabalha na area admistrativa de uma empresa, moro em um bairro da periferia de VIX e não sou um jornalista, medico, advogado.

    ResponderExcluir
  2. Oi Caio, tudo bem?
    Realmente, vc abordou um tema muito bom. As pessoas hoje em dia estão meio q focadas nessas 2 perguntas como um pré requisito para se envolverem amorosamente. Elas julgam as pessoas pelo seu status social, q é um absurdo, por sinal.
    Adorei a entrevista no Entrando numa fria, muito massa.
    Umas peguntinhas heim? kkkk
    O pior q faço nada, kk
    Queria fazer, mas...
    kkkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente eu acho que sim,já amei alguém,sei lá,sempre tive medo de me apaixonar e de chorar por alguém ou ter a necessidade de te-la sempre por perto,mas as vezes isso acontece,e é até lindo,mas tudo o que é lindo costuma doer...Por isso tenho sempre uns amores platônicos,mas que quando começam a me fazer sofrer sigo em frente sem olhar pra trás...Mas já amei muito alguém,talvez ame ainda...

    Nossa que desabafo hehehehe tenho que parar com isso comento aqui ,meio que desabafando..heheh



    E o mundo tem em volta de 192 países.

    ResponderExcluir
  4. Caio, bonne nuit...As vezes penso q as pessoas já saem de casa para baladas com intenção de encontra seu príncipe/princesa em cima de um cavalo/pônei branco rsrs...Hoje só ta valendo se a pessoa tiver um rosto bonito, um corpo malhado e ter um ótimo emprego tipo jornalista, advogado, medico etc e tals e uma gorda conta bancaria, e estão esquecendo o principal, o bom papo e do romantismo,já que sou um romântico de plantão e quero conquista meu espaço dessa forma rsrs...Bem sou um sapo,pois ñ tenho uma cara bonita, moro na periferia de VIX,tenho um emprego razoável, bem vou continuar me divertindo e tentando encontra minha cara metade com minha simpatia e romantismo, vlw!!

    ResponderExcluir
  5. amor é uma coisa bem complicada ou fazemos ele complicado, mas uma coisa é certa eu já amei e fui amado... já sofri e fiz ela sofrer... já desisti e já fui desistido... por onde olharmos há equilíbrios desiguais neste tal amor... mas de tudo o vivido hei de dizer... quem não se banha nas águas do amor, não sabe ainda o que é viver... abs meu caro, vim do blog Entrando na Fria te visitar.

    ResponderExcluir
  6. concordo com muita coisa que vc escreveu aí. hoje as pessoas não se dão uma chance de conhecer uma pessoa por dentro.ligam mais para as coisas que ela possui.

    e se eu já amei alguém? sim!

    bjs

    * adorei o texto !

    ResponderExcluir
  7. Interessante.

    Não fosse pelo jogo de interesses, se assemelharia ao "amor platônico", onde o amado se apaixonaria pela mulher ideal - que habitaria o plano das idéias - e não por um mulher real, fazendo com que o seu objeto de desejo fosse impossível de ser alcançado(diferentemente do que muitos imaginam ser o amor platônico).

    Filosofias à parte, bom texto.

    É realmente revoltante o jogo de interesses nas relações pessoais.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. oi caio, bacana teu blog.

    quanto à pergunta, já amei sim. a questão é que a gente tem sempre uma imagem de um 'amor ideal', que nunca vai existir. quem não consegue entender e aceitar o seu 'amor real' viverá numa eterna busca, já que o ideal é algo só dentro da cabeça da gente.

    olha o clipe do frejat: segredos!
    presta atenção na letra e, claro, no desenho animado, na busca do personagem.

    ResponderExcluir
  9. É verdade, sempre digo isso. Às vezes um cara é feio mas se diz que é médico fica lindo como num passe de mágica... acho isso tão ridículo que você não tem idéia.

    Respondendo a sua pergunta, SIM eu já amei alguém de verdade.. e te digo, é muito bom qdo tudo o que importa é como aquela pessoa te faz sentir.. nada mais.

    Tenha um bom fim de semana. :)

    ResponderExcluir
  10. Olá, lendo o "Entrando numa Fria" encontrei sua entrevista e seu blog.
    Sobre seu texto, concordo que os "rótulos" andam impedindo das pessoas se apresentarem como realmente são.
    Se alguém diz: "Quem é?", outro completa perguntando: "De onde"?
    E por aí começam os rótulos, mas posso dizer que já amei sem rótulos e fui amada da mesma forma e por isso digo que maneira melhor não há. É puro, incondicional e verdadeiro.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Vi sua entrevista lá no PHILIP e vim conhecer seu espaço. Parabens!!

    abraços!!

    ResponderExcluir
  12. hey Caio,
    antes de tudo desculpa ter te alugado... no msn.
    Tema interessante e complicado. Mas parece que é um pre-requisito hoje em dia né? Não dá pra entender bem... apesar de eu estar bem fora desse circuito, vejo com certo espanto isso. Acho que vc disse bem na entrevista com o Phil... crise de valorres, de referencial... sei lá, vejo assim, au talvez uma inconsciente busca de um "porto seguro" o que é mera ilusão, esse porto seguro independe de quaisquer pre-requistos, é o que penso...
    Bju e bomfinde

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente? Não sei.
    Na verdade não tem como tentar analisar um sentimento quando se está dentro dele. Acho que já amei sim, felizmente ou infelizmente... rs
    Mas vamos ao que interessa... PROJEÇÃO.
    Sim, na maioria das vezes ela toma o lugar do amor ou algo que o valha.
    É algo instintivo, primitivo, solitário. Fazemos isso porque queremos encontrar na outra pessoa aquilo que não encontramos em nós mesmos. Eu, por exemplo, sei que sempre procurei por segurança... rs... (sessão auto-análise)
    Enfim, é por isso que não acredito quando dizem eu te amo logo de cara. O amor só acontece quando conhecemos as qualidades e os defeitos da pessoa, e ainda assim nos interessamos em acompanhá-la. Sem nada em troca, por favor! rs

    ResponderExcluir
  14. Eu já amei sim, e digo: você não escolhe quem amar... simplismente acontece! Todas as pessoas já amaram, mas algumas preferem fechar os olhos para o sentimentos - quando o objeto de desejo não vem recheado de bens materiais. Amei alguém fora dos meus padrões, mas não deu certo. Graças a religião. Estou praticando o desapego

    ResponderExcluir
  15. Diante de meu coracao partido,como e de seu conhecimento,estou em duvidas quanto a isso,pois na verdade fico me perguntando onde foi parar aquele sentimento tao lindo que eu tinha aqui no peito?E que agora parece ter me dexado desiludida,confusa...Sera que um dia amei alguem de verdade?

    Ainda vou levar um tempim para acreditar no amor...Mas espero que um dia eu possa sentir esse sentimento tao bonito que é o amor.
    Ainda ontem tava falndo com meu amigo Max sobre isso,é que ele nao acredita amor...


    Beejao Caio.
    Bom fds *.*

    ResponderExcluir
  16. O que eu posso dizer sobre isso é que em todos os meus relacionamentos eu sempre tentei dar o melhor de mim, porque me fazia bem ver a pessoa que estava comigo feliz.
    Bom post.

    Beijos
    ;*

    ResponderExcluir
  17. Caio,

    Há anos que já encontrei a resposta. No que se refere a relacionamentos, há dois tipos de pessoas: aquelas que realmente estão ali por amor, e aquelas que estão por interesse.

    Simples, simples, simples.

    Eu não consigo entender como alguém namora com outra pessoa por questões de conveniência. Nem compreendo o fato de pessoas se sujeitarem a estar com outra apenas para não ficarem sozinhas. Pura baixa autoestima: querem ser igual aos outros que estão namorando. Às vezes, a melhor companhia é a nossa mesma. Quando estamos com outra pessoa por conveniência, é o mesmo que estar mal acompanhado. Então, é melhor só do que mal acompanhado. O verdadeiro amor, um dia, aparece, procurando ou não.

    Abraços, Caio e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  18. oiee
    passei por aqui e gostei dessa sua postagem!!
    Tem algumas coisa a se pensar sobre esse assunto, mas tbm acho que a troca de interesses é um fato!!
    bju
    muito legal seu blog

    ResponderExcluir
  19. Muito interessante...
    Concordo plenamente o que foi dito!
    É muito engraçado quando dizem que a razão do término do namoro é a mudança, mas eles não percebem que nunca conheceram verdadeiramente o que a pessoal é, então dizer que mudou não faz nenhum sentido se o que é verdadeiro sempre foi desconhecido!

    Esse post tem um pouco a ver com que falarei no meu proximo post TEMA: Amor a primeira vista!

    rsrs

    Quando puder visita lá...
    AbraÇo!

    ResponderExcluir
  20. Bem, eu já. Mas só uma vez. Infelizmente levei um pé na bunda rsrs Mas são coisas da vida. E eu não consigo ficar com raiva ou rancor dela porque eu amo ainda. rs É eu sou meio bobão mesmo. E preconceitos são naturais. infelizmente. Mas eu vou te ser sincero, a mulher não precisa ser linda pra mim, precisa ser inteligente e saber conversar porque com o tempo a beleza se vai né? O cérebro não.

    Abração!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Ah, fio... pior é dizer que é arquiteto e já ganhar a pecha de ser a bicha das bichas do inferninho glbt mais próximo (como se ser gay fosse um grande problema, para começar...)... mas enfim, né? Segue a vida - de vez em quando, a gente faz o mesmo jogo!

    ResponderExcluir
  22. Fala, Caio!

    Agora, tu realmente me fez pensar. Já tinha parado para pensar sobre essa ideia de amar um ser idealizado, mas nunca de forma tão profunda. E devo dizer que o teu texto deixou meus miolos fritando. Acho que devo me acusar "Guilty!" em muitas das acusações.

    Só discordo de uma coisa: não ficam me apresentando mulheres desse jeito aí não hauhauhauha

    Se tu falou, tá falado. Adotei o selo, e encaminharei - vou precisar de uma folga, é claro hauhauhaha

    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Eu amo discretamente na verdade.
    Mas o que eu sinto mesmo, pra falar a verdade, é muita, mas MUITA vontade.
    Tanto no amor quanto na paixão. No caso da última, me apaixono loucamente... às vezes vejo alguém na rua e já tenho pensamentos alucinantes sobre ela!
    Enfim, nem queira saber o resto!

    HAUHAUHUHAUHAUHUAHUAHUAHUAH

    ResponderExcluir
  24. Caio, não podia ter sido melhor o seu tema. Na verdade, creio que muitas pessoas nem sabe ao certo o que é amor. As pessoas o confundem muito com atenão, estima, cuidado, afeto, carinho, ódio e etc. Amar vai muito além disso e é uma das tarefas mais difícies para o ser humano.
    Abraços e parabens por nos permitir essa leitura.

    ResponderExcluir
  25. Adorei Seu texto!
    Infelismente, somos ensinados esses valores desde pequenos!
    E ai dá nisso!
    As pessoas perderam o sentido do amor!

    E eu ja amei sim...
    VERDADEIRAMENTE...
    o amor é humilde e maravilhoso...
    nada importa quando se ama...

    Uma grande lição.

    Bju^^

    ResponderExcluir
  26. Ja amei sim Caio...estou amando...tentando ne....mas as vezes o amor é tao forte que passa barreiras ne...nem sempre a pessoa esta em nosso lado...mas é essencial para nos ne.....

    existe diferenças entre amar...e paixao..amor é algo forte que nada tira...e sim eterniza....

    abraçao meu amigo

    ResponderExcluir
  27. Ja amei sim...
    Mas, acho que levei tanta porrada na cara que meus sentimentos viraram voláteis.

    ResponderExcluir
  28. Querido Caio,

    O que seria "amor" então? Lembra da nossa conversa?

    Todo mundo diz que quer ser amado, que quer encontrar amor, que amor é a "coisa" mais importante do mundo. Quanta tolice! Quanta lágrima derramada em vão!
    Quando ouvires alguém dizer tamanha ignorância, pode saber que a pobre alma jamais teve contato com o amor, ou se teve, não o reconheceu por esperar o príncipe encantado num cavalo branco.

    O amor se revela quando a mente está calada, em absoluto silêncio. Quando nos abrimos para o outro completamente, sem medo de ser visto por inteiro. Não somente as partes que gostamos, mas também as que tentamos esconder. Olhe nos olhos e sinta o desconforto de ser descoberto por inteiro.

    Porque assim estamos não nos abrindo para o outro, mas para nós mesmos... e é lá que o AMOR está.

    Amor é sua natureza e não precisa de ninguém mais para manifestá-lo.

    ResponderExcluir
  29. Essa sua reflexão ficou magnífica. Mas temos que lembrar que rola muita hipocrisia também. Eu já amei as minhas expectativas, os meus sonhos transpassados em outra pessoa! Não pelo que ela tinha, não pelo seu domicílio, mas sim pelo Jeito, pelas reações, pelo comportamento. Não amei a pessoa em si, suas atitudes, suas qualidades/defeitos... Amei o seu modo de vida, seus planos, aqueles detalhes perceptíveis apenas aos bons observadores. Amei um estilo que seria ideal para mim... achei ter amado a pessoa! Hoje reconheço isso e, ainda assim me pergunto! Será? Ou seria apenas um meio subterfujo de enganar meu sentimento?! Acredito que sim, mas não descarto as segunda possibilidade... Abração Caio

    ResponderExcluir
  30. Oi Caio...
    É amigo tô me sentindo péssimo! Mas não tive outra saída. Acho que acabei escolhendo a alternativa mais conveniente pra mim. A garota foi transferida ontem com promessa de que é apenas por 30 dias. Mas eu sei que não vai ser. Ah ela chorou! E eu me senti mesquinho demais... não sei se valeu a pena.
    Não to bem com isso não!
    Acho que não vou aguentar isso não... tô perdido, me sentindo muito mau mesmo...e depois, até quando eu vou fugir daquilo que eu sou... acho que eu estava querendo protege-la de um constrangimento, mas será? ou é eu fugindo de mim mesmo...Tenho muito o que pensar nesses próximos dias...
    Desculpa o desabafo, e obrigado por se interessar...
    Bju e esteja sempre bem.

    ResponderExcluir
  31. ps: parabéns pela tua 'postagem' no entando numa fria..
    achei muito sincera as respostas.

    ResponderExcluir
  32. Que filosófico! Concordo plenamente com você sobre os jogos de interesse. No nosso tempo tempo o amor também virou mercadoria... as pessoas estão tão aculturadas com esse modelo metódico de vida, de amor, de relacionamento, que sempre buscam pessoas com as mesmas características que sempre buscaram, sempre sofrem as mesmas decepções e na maioria dos casos morrem sem aprender que amar se aprende amando. Abraço.

    ResponderExcluir
  33. Eu não sei o que é o amor, tenho uma idéia do que seja. Meus pensamentos me fazem crer que ele ainda é o mesmo de doze anos atrás.
    Quando tinha apenas dez anos e ficava sentada na frente do lugar onde ele sempre estava, ficava ali só olhando pra ele (bonito né? Pô tinha apenas dez anos). O tempo foi passando e esse sentimento foi me acompanhando, ate quando finalmente dei o primeiro beijo no meu amor (Ah, só sentindo pra saber), logo depois minha “amiga” roubou meu amor (novamente, só sentindo pra imaginar a magoa que senti e sinto ate hoje). Anos se passaram a ferida se fechou, mas continua aqui dentro... O pior é olhar pra ele hoje depois de um bom tempo e sentir o amor, olhar nos olhos dele e imaginar que ele ainda vai voltar e acreditar que eu ate passo pelos pensamentos dele (ridículo, eu sei, mas é fato). Novas paixonites surgiram, mas abriria a mão de muita coisa pra sentir o que sentia quando estava com ele.
    Toda garota sonha com seu príncipe encantado, não posso dizer que ele é o meu, mas posso dizer que queria que fosse... Isso porque ele não tem carro, mora em uma cidade distante, tem namorada (que por sinal era minha amiga), só não entendo o porquê depois disso tudo, depois de tanto tempo eu ainda quero de volta pra mim.

    É o amor? É a cafonice? É burrice demais? Não sei...

    ResponderExcluir