quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Eu corro... para que?


Despois de trabalhar segunda e terça das 9h até meia noite (mas tenho a impressão que hoje vou precisar ficar até mais tarde de novo... enfim..), consegui um tempo para voltar ao mundo da blogsfera hehehe e tenho pensado e divagado junto ao meu travesseiro algumas conversas que tive com o mesmo amigo do post anterior... estávamos falando sobre carreira, profissões, mercado de trabalho. Já terminamos a faculdade, já passamos dos 25 mas ainda não chegamos aos 30. A angústia da pergunta "O que fazer após a faculdade" já não existe mais. A neurose da vez é "Como ser bem sucedido, fazer seu nome, ter o seu lugar ao Sol".

E, para nossa sociedade, o que é ser bem sucedido? É acumular fortuna, ter mansões, carrões, passaporte carimbado com o visto de diversos países, casar, ter filhos e aí sim, você será feliz? O que nos levou ao questionamento: que necessidade as pessoas têm em "ser alguém na vida"? Desde pequenos ouvimos ou de nossos pais ou de outros parentes ou de amigos o tal ser alguém na vida, como se já não fôssemos alguém! E só seremos alguém se tivermos os tais itens citados acima?

A questão é: entramos nessa corrida, queremos ser bem sucedidos nas nossas profissões por satisfação pessoal ou para satisfação do nosso ego? Essa necessidade de reconhecimento, de ser aplaudido e admirado... de onde vem? Do ego, talvez. Tenho vontade de ocupar o cargo X na empresa Y porque me dará prazer ou porque preciso do reconhecimento e do aplauso dos que estão ao meu redor? E após isso, serei feliz? Será que tudo se resume a isso? Somos um bando de carentes que precisamos do reconhecimento dos outros para nos sentirmos um pouco melhor conosco mesmo?

Ás vezes fico pensando nessa corrida que todos estamos inseridos. Acho que fazemos coisas no automático sem saber o porquê, onde vai dar?Fazemos isso ou aquilo para alcançar tal coisa, acumulamos uma coisa ali, outra lá, estudos e mais estudos pra ver se o salário melhora um pouco mais, é uma bola de neve que só cresce, mas alguém, por favor, me responda onde isso vai dar? O que acontece, nessa corrida, quando se atinge a linha de chegada? O que vem depois? Qual o sentido dessa corrida cheia de Dicks Vigaristas, Penélopes Novas, Muttleys, Professores Aéreos, Rufus Lenhador, Barões Vermelhos e tantos outros?* (para quem não teve infância nos anos 80, esses são personagens de um desenho chamado Corrida Maluca rss)

Termino esse post com um trecho da música Esquadros, de Adriana Calcanhoto:
Eu ando pelo mundo
E os automóveis correm para quê?

As crianças correm para onde?

Transito entre dois lados de um lado

Eu gosto de opostos

Exponho o meu modo, me mostro

Eu canto pra quem?

15 comentários:

  1. Sobre o texto " Você já amou alguém?"
    Realmente não sei o que é o amor
    Nunca senti isso...espero que um dia eu saiba o que é amar alguém
    gostei do teu blog bem interessante
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Ai...
    É tão bom consgueir vitórias, dinheiro, vitórias, dinheiro e mais vitórias e dinheiro...
    É foda quem encontramos no nosso caminho que nos quer passar a perna.
    Deve cansar... Mas que é bom, é...

    ResponderExcluir
  3. Estamos em um mundo globalizado totalmente capitalista e infelizmente temos que passar pelos principios basicos da vida ter ficar adultos, ter um diploma da melhor facu e ter um cargo X em uma empresa Y e nisso tudo nessa competição é a corrida de ser o melhor...ter mt grana, ter a melhor mansão, etc e tals, então o que fazer se juntar a maioria e vê o que acontece no futuro proximo.

    ResponderExcluir
  4. Sempre fazemos coisas no automatico...
    Não sou chegada a corridas xD

    Bem, se depois de tudo, e todos os esforços nada der certo, Eu viro hippe
    ahushusahsuahas


    bjão adorei o texto!

    ResponderExcluir
  5. Acho que não pe saudável no meu caso pensar nisso agora! Ainda preciso me desvincular de algumas coisas que estou preso! Mesmo assim me diverti no trecho da corrida maluca, hahahaha! Que saudades desses desenhos animados =B

    ResponderExcluir
  6. Pois é Caio,estamos todos numa verdadeira corrida maluca,em busca de tantas coisas que muitas vezes nem sabemos ao certo onde vai nos levar...Mas estamos correndo!

    Adoro essa musica da Adriana...
    Tenho um trecho dela numa foto do orkut,que simplesmente amo!

    Beejos meus pra vc;*

    ResponderExcluir
  7. É verdade...A sociedade cobra um preço muito alto para quem não corresponde a esse padrão de sucesso, que é totalmente inatingível. Só não entendo a lógica disso...

    abraço chará

    ResponderExcluir
  8. é cara... estamos nessa corrida querendo ou não.
    O ego é amigo do reconhecimento e adora ser aplaudido!
    quem não quer se dar bem na vida?
    eu quero!
    Mas qdo reconhecimento vem junto com o prazer de fazer algo pra sociedade isso é muito bom...nos sentimos melhores!

    Abraços!
    Como anda vitória? preciso visitar ae!

    ResponderExcluir
  9. Caio,
    Eu sou quase da sua idade. Bem antes de terminar a faculdade eu tinha essa neura toda. Eu queria provar um monte de coisa pra minha mãe. E consegui. Mas isso não foi suficiente... De acordo meus estudos, leituras, psicológos, vc está passando pela famosa crise dos 27 kkkk...
    O Ser humano vive de crise existencial em crise existêncial... eu atualmente quero viver, esse é meu objetivo. Que venha o que vier. Já decidi que não vou correr atrás de nada, q venha o que vier... meditar nisso faz bem. Eu tenho praticado meditação pra me desapegar até de mim mesmo. E vc tem feito o quê? Meu instrutor de meditação no primeiro dia me fez algumas perguntas.
    Responde ai vc tb.
    1. O que veio buscar? 2. O q veio deixar? Vai levar pra onde? De onde trouxe esse lixo? Essas perguntas estão para além da realidade visual e mental perceptiva, entende?
    Oooops viajei aqui... sorry.
    Relaxa... o que vier primeiro a resposta do e-mail ou a ligação...
    Bju no coração

    ResponderExcluir
  10. Oi Caio, tudo bem?
    Isso são coisas das quais se tornam meio que inevitáveis, como vc mesmo disse, nós já crescemos com o famoso "ser alguém na vida". Temos apenas que saber dosar, não deixar que nos consuma, pois só assim seremos seres equilibrados em todos os sentidos. É bom pro nosso ego, sabermos que temos prestiígio, que somos admirados e tal, mas infelizmente todo esse "poder" atrai muita coisa negativa tbm. Temos que ver os 2 lados da moeda e saber eliminar ou bloquear o lado ruim da história.
    Difícil o que vc disse, mas assim, sei que quando nos decepcionamos, parece que ñ acreditamos mais em nada. Digo que está errado a todos, pois com os sofrimentos dos quais passamos, apendemos com eles e ñ os cometemos novamente, ao menos tentamos fazer isso.
    Quando nos permitimos agir nem que seja um pouco com o coração, nos tornamos seres mais realizados, mais felizes.
    Desculpa a sessão de terapia, tô meio terapeuta ultimamente, rsrs

    Abraços
    :)

    ResponderExcluir
  11. Contradições... É FODAHHH!!!
    Me sinto assim, as vezes. Mas a questão parece ser tão simples, mas não é.
    o que se deve fazer talvez, é procurar por novos vinculos, seja lá no mesmo ritmo, ou mesmo em outras realizações "pessoais".

    Renovar os sonhos.

    E descanse menino rsrs!!!
    Bom Final de semana de agua de coco
    kkkkk Ou mesmo Um sorvetinho !!!

    Abração,
    Aparece!

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante o seu texto, Caio.
    Adoro as suas crônicas.

    Realmente vivemos em um mundo que cobra de nós um sucesso genérico.
    TER, TER, TER.

    Essa é a importância verdadeira?
    Foi pra isso que nós estudamos, aprendemos e fomos criados?

    Eu, felizmente, encontrei a minha anistia, minha alforria, minha saída dessa corrida maluca, com o teatro. Arte. Teatro é fazer pensar. É gerar reflexão nas pessoas. Os aplausos do fim de um espetáculo teatral são aplausos merecidos, pois não são o aplauso que reconhece o que TEMOS e sim um aplauso agradecido pelo que nós OFERECEMOS.

    Claro que, à parte isso, preciso me alimentar e, consequentemente, trabalhar, porém, o "alguém" que eu quero ser na vida já não tem tanto a ver com o que eu TENHO.

    Você escreve MUITO bem, Grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Amigo, sei que vc não tem muito tmepo pra selinhos e eles viraram uma febre no meu blog, mas vai passar. E de coração estamos te passando um, se tiver tmpo de postar...
    Bju nosso bom finde e excelente feriado.

    ResponderExcluir
  14. O terceiro parágrafo é digno de aplausos. Você fez um resgaste filosófico do significado das coisas e das pessoas; das necessidades e das vaidades... Muito bom. Outro dia perguntei a uma pessoa com quem falava, porque ela queria trocar de carro. Pedi a ela que me numerasse um motivo real pra fazer a troca. Silêncio. Seu blog está muito bom.
    Abraços. Boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Ótimo isso! Penso que as vezes o limite é a morte, e quando ela vem, pega pessoas bem e mal sucedidas, então o sentido da correria se perde no escuro, e a busca iludida pela felicidade, onde fica nessa hora?

    ResponderExcluir