terça-feira, 8 de setembro de 2009

Vitória


Como disse no post anterior, hoje é feriado aqui em Vitória (feriado prolongado uhuuu hehehe). E é feriado porque hoje é dia da minha querida ilha de Vitória, que completa hoje 458 anos, sendo a terceira capital mais antiga do Brasil (só perde para Recife e Salvador).

Vitória recebeu este nome em comemoração à vitória que os portugueses tiveram sobre os índios que aqui habitavam e se recusavam a se submeter ao domínio português. Depois de diversas batalhas e forte resistência dos índios, os portugueses, que tinham mais armamentos, claro, acabaram vencendo.

Amigos meus que são de outros estados do Brasil ficam surpresos quando falo que Vitória tem pouco mais de 300 mil habitantes e que a Região Metropolitana, a Grande Vitória apenas 1,5 milhão. Mas pouca gente sabe que por mais de 2 séculos, o povoamento de Vitória e do Espírito Santo de uma maneira geral foi proibido pela coroa portuguesa. Para evitar o contrabando do ouro que vinha de Minas Gerais, a coroa fechou portos e estradas na capitania do Espírito Santo, evitando assim um possível desenvolvimento.

A escoação do ouro e de outras riquezas vindas de Minas Gerais saíam dos portos do Rio de Janeiro e São Paulo. Portanto, enquanto Rio, Minas e São Paulo cresciam tanto economicamente como populacionalmente, a capitania do Espírito Santo foi esquecida, tendo seu processo de povoamento iniciado de fato, apenas no início do século XX.

E nesta cidade nasci e fui criado e apesar de às vezes reclamar daqui e fazer comparações em vão com grandes metrópoles brasileiras e mundiais, amo esta ilha chamada de Vitória. Amo morar aqui, a qualidade de vida é ótima e se você nunca esteve em Vitória, vale a pena dar uma passadinha aqui hehehe. Me avise que serei seu guia turístico rss. E vocês, mineiros, paulistas e brasilienses (quem nasce em Brasília, é brasiliense né?) que no verão lotam as praias do ES hehehe, não fiquem apenas em Guarapari ou outros balneários do sul ou norte do Estado. Deem uma passadinha aqui na capital também rss

Parabéns Vitória! Boa semana a todos! Vou curtir meu restinho de feriado agora hehehe

18 comentários:

  1. Parabens a Vitória!!! :D
    Não conheço ainda a sua cidade mas quem ja voi por ai me diz maravilhas...
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Nossa pelas fotos Vitória é lindaaaa mesmo heim.

    Tenho vontade de conhecer a city

    Parabéns por mais este ano


    abraçooo

    ResponderExcluir
  3. huauh A história da cidade é legal. E a sua vai se confundindo com a da cidade. É natural, afinal vc mora nela. E Parabéns Vitória! Que viva (hã?) mais 458 anos. Ela é quase da idade do Brasil. Nossa, é antiga mesmo. O velho mundo dentro de um país tão jovem.

    Grande, Caio! Aproveite mesmo!

    Valeu!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. que imagens lindas,o Brasil é lindo^^
    parabéns pra Vitória,que tem uma historia linda^~

    ResponderExcluir
  5. Caio, fazendo uma pesquisa com meu filho (sobre o aniversário de Vitória) achei o seu blog. Vale ressaltar que Vitória é na verdade a TERCEIRA capital mais antiga do país, Salvador é a segunda, e RECIFE é a primeira, fundada em 1537!!! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Mas que beleza hein?

    Um dia eu vou dar uma voltinha em Vitória.

    Parabéns Vitória! =D

    Muitos anos de vida, que nenhum ataque alienígena ou catástrofe natural a destrua. /malgosto

    hahaha

    =D

    ResponderExcluir
  7. Vitória é linda mesmo ,Caio.tenho ótimas lembranças de muitos verões aí e nos arredores.Ótimo post.Parabéns.
    p.s.-Você não tem twitter?
    Abração.

    ResponderExcluir
  8. Nunca fui a Vitoria, só nas redondezas. Mas to querendo viajar nas férias, quem sabe essa não é uma boa dica!?

    Bjos
    otima semana!!

    ResponderExcluir
  9. Caio,

    Finalmente alguém para me informar porque Vitória tem poucos habitantes em relação as outras capitais: o desenvolvimento dela e do estado, como um todo, foi barrado pela coroa durante dois séculos.

    Eu achava estranho, justamente por ser uma capital pertencente à região Sudeste. Obrigado por dar essa informação.

    Conheço sua cidade através da TV. É muito bonita. Tem belas praias e não deixa nada a desejar ao Rio de Janeiro.

    O Brasil tem cidades maravilhosas, mas desconhecidas. Isso porque a mídia focaliza somente aqueles lugares que determinados grupos escolhem. Infelizmene.

    Vitória, parabéns pelo seu dia.

    Abraços Caio

    ResponderExcluir
  10. Caio,
    Obrigado pela aula de história sobre Vitória heheheheh. Lindas fotos. Aumentou mais minha curiosidade de conhecer aí.
    Humm quer dizer que ia passar o seu dia (Jornalista) sem mesmo saber ein??? Pode?
    Bom, amigo é pra essas coisas!!! E outras também kkkkk Certim?
    Bju amigo e bom "resto" de semana!

    ResponderExcluir
  11. Parabens vitoria!
    Eu conheco ES,mas vitoria ainda nao,mas pelas fotos parece ser uma cidade linda mesmo!!!


    Engracado,la em Patrocinio(MG),tbem e feriado,pois e dia da Padroeira da cidade!!!E uma pena pois tive que voltar pra BH,na terca-feira e deixar meu amor la de folga...

    Beejinhos *.*

    ResponderExcluir
  12. AS imagens e o texto me deixaram com uma puta vontade de conhecer!

    Como é a vida por ai?

    Adoro conhecer lugares que eu nunca vi, minha tia já morou ai e diz que é lindo.

    Sou de dar uma chegada!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Não sabia, ou não lembrava, a história de Vitória. Certamente devo ter estudado sobre o assunto em alguma época do passado mas agora não me recordo.
    Obrigada por contar, interessante!

    Parabéns à Vitória.

    Eu sou de Recife e tbm vivia reclamando e comparando e dizendo que qualquer lugar era melhor do que lá, mas no fundo eu gostava e ainda gosto muito. Tem seu lado bom e a paisagem é linda!
    Mas hoje, depois de tantos anos fora, não tenho vontade de voltar a morar lá e acho que não me acostumaria que qualquer forma..

    Bom feriado!! ;)

    ResponderExcluir
  14. Olá! Se você não assitiu Weeds, ou se assistiu mas gostaria de ter os episódios no PC, passa lá no blog e baixa eles que eu disponibilizei os links. ;)

    ResponderExcluir
  15. Belissimo lugar, já me recomenderam bastante, preciso mesmo conhecer..sentir..visitar, viver! quem sabe, um dia, né?

    te sigo, meu caro! gostei daqui.

    ResponderExcluir
  16. EU adorooooo Vitoria ;D.
    E o bairro onde eu moro!

    ResponderExcluir
  17. Victoria city...e bota capital nisso so....eu ja fui ai...é muito bom a qualidade da cidade...mes q vem return again ne Caio...^^

    abraços

    ResponderExcluir
  18. nem te conto quão bom foi meu feriado! fiquei em ecoporanga, noroeste do estado, numa roça terrivel. minha unica companhia era meu cachorro e ele pegou uns tres bilhões de carrapatos, coitado, daqueles cachorros sarnentos da roça.

    eu, tentando acompanhar o povo, fui convencido por minha prima a andar de bicicleta com freio nos pedais - é horrivel - e cai feio descendo o morro e ralei todas as partes possíveis do meu corpo, inclusive as costas, e eu cai de frente :O

    no mais, adorei o feriadão. não tinha coseguido te responder, mas uma semana nao é nada! o tempo tá passando muito rápido!

    um abração caio!

    ResponderExcluir