segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Impermanência

Uma historinha que me ajudou a refletir sobre minha mania de querer controlar a vida, as coisas, os acontecimentos:

Buda estava viajando através de uma floresta. O dia estava quente. Era exatamente meio-dia e ele sentiu sede. Assim, disse para seu discípulo Ananda: no caminho em que percorremos existe um riacho. Volte lá e traga um pouco de água para mim.

Ananda voltou, mas o riacho era muito pequeno, algumas carroças faziam a travessia naquele momento. Isso fez com que a àgua ficasse barrenta, completamente imprópria para se beber. Assim, Ananda voltou e disse: aquela àgua de tornou absolutamente suja, permita que eu vá mais a frente, sei que existe um rio a apenas alguns quilômetros de distância daqui.

Buda disse: não, volte ao mesmo riacho... Ananda seguiu a instrução do mestre, mas um pouco contrariado, afinal ele tinha presenciado o estado do rio... Por que deveria fazer o trajeto de novo inutilmente? Quando chegou às margens do riacho, não deu outra: as àguas continuavam barrentas, impróprias para o consumo humano. Novamente ele retornou e disse: por que insiste assim comigo, mestre?

Buda olhou novamente para o discípulo e disse: vá novamente ao riacho... De novo, ele seguiu contrariado... Por que estava sendo submetido àquela provação? Por que aquilo tinha que acontecer logo com ele?

Mas quando chegou ao rio, Ananda teve uma surpresa: as àguas estavam cristalinas! Todo o cenário havia se alterado... O barro estava assentado, a vida novamente corria tranquila nas àguas daquele rio...

Este é o ensinamento básico de Buda: nada é permanente, tudo é transitório - assim, por que ser tão preocupado? Volte ao mesmo riacho sempre, pacientemente... Então, tudo deve ser mudado. Nada permanece o mesmo. Apenas seja paciente: vá novamente e novamente e novamente... Apenas alguns momentos e as folhas terão ido embora e a sujeira terá se assentado e a àgua estará pura de novo. Ananda também perguntou a Buda, quando ele estava voltando pela segunda vez: você insiste que eu vá, mas eu não posso fazer alguma coisa para tornar aquela àgua impura?

Buda disse: por favor, não faça nada; do contrário você a tornará mais impura. E não entre no riacho. Apenas fique de fora, esperando na margem. Sua entrada no riacho criará uma confusão. O riacho flui por si mesmo, assim deixe-o fluir.

A vida é um fluxo contínuo. Nada é permanente. Heráclito disse que você não pode pisar duas vezes no mesmo rio. É impossível pisar duas vezes no mesmo rio porque no minuto seguinte o rio fluiu... Tudo muda após acontecer. E não somente o rio flui, você também flui. Você também é um rio fluindo pemanentemente.

Veja a permanência de todas as coisas. Não tenha pressa; não tente fazer nada... Abra mão da ilusão do controle e da onipotência... Permita que a existência assuma o comando. Ela te fez, ela sabe o caminho que te deixa verdadeiramente feliz... Esperar é mágico... Você lançou a semente à terra... Está aguando o seu jardim. Agora espere pelo florescimento do seu plantio. A natureza não dá saltos. Tudo acontece no seu devido tempo.

13 comentários:

  1. Talvez se todos nós tivéssemos isso sempre em mente,seríamos mais felizes,com certeza.Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. O problema é ter paciência para esperar que tudo se transforme. Temos sempre esse instinto ariano de agir e nunca esperar...
    Abração

    ResponderExcluir
  3. O problema realmente e ter paciencia.
    Eu sou muito ansiosa e nao tenho paciencia nenhuma,pra quase nada,estou num afase transitoria,eu sei ,mas esta custando passar...

    Esses ensinamentos sao muito bons...

    beejo e bom resto de semana...

    ResponderExcluir
  4. nossa... muitoo legal essa historianha!!! =O


    Amei...
    bjaooo

    ResponderExcluir
  5. Excelente reflexão.

    Gostei muito daqui, te sigo.

    ResponderExcluir
  6. Caio, tu não vai resistir muito do Twitter não. Bom, pelo menos acredito, por experiência própria, rss.

    Bom texto, gostei.

    add msn tb
    rafaelopes@hotmail.com

    abração

    ResponderExcluir
  7. Caio, tudo bem ctg?
    Menino, perfeito esse texto.
    Temos que cultivar a arte da paciência, tudo ocorre no seu devido tempo e ñ no tempo que desejamos.
    Sempre acreditamos no famoso "felizes para sempre", mas infelizmente não é como desejamos, como sonhamos.
    Temos que ter consciência que nada dura para sempre, mas mesmo assim, mesmo sabendo disso, nosso subconsciente acredita no sempre.

    Abração
    :)

    ResponderExcluir
  8. Caio,

    Tenho uma categoria exclusiva sobre tempo em meu blog. Nos posts desta categoria desabafo justamente a respeito de minha indignação em relação aos que andam com pressa.

    O seu post demonstra que a paciência e a persistência são os dois segredinhos do tempo que conduzem aos objetivos. Um dia o riacho ficará limpo, não precisamos ir a outro mais longe buscar água.

    Abraços e boa quarta.

    ResponderExcluir
  9. Taí uma coisa eu venho aprendendo com muito esforço, ser paciente.

    Paciência não é o meu forte, mas o dia a dia tem me feito ver que a pressa põe tudo a perder.. tenho sentido isso na pele!!!

    A cada dia que passa gosto mais do seu blog!! :)

    Tenha um bom dia!!

    ResponderExcluir
  10. Teve um escritor marroquino que dizia que vievér é esperar.
    e nada é eterno, mesmo. Ainda bem, né... Já pensou tivéssemos que conviver com as mesmas situações sempre e sempre!
    Mas as coisas voltam um dia...

    ResponderExcluir
  11. Cara, ano que vem vai ser muito legal :D pena eu não ir pra africa do sul :( ainda tenho uma creche pra cuidar, né!

    "A natureza não dá saltos. Tudo acontece no seu devido tempo." Também penso assim.

    ResponderExcluir
  12. Oi Caio, sempre ocupado no msn... o jeito é falar por aqui..kkk

    Adorei a reflexão, mas sofro de impaciência crônica. Ainda mais quando espero, espero e algo de frustrante acontece... Fico desestimulada a continuar com esse caminho. Uma hora eu consigo. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Pois é...Vamos dar tempo ao tempo. Curti o blog, voltarei mais vezes.;)

    ResponderExcluir