quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Muda-se o mundo mudando o homem

Como disse e fiz no mês anterior, todo mês vou publicar aqui também os artigos que minha mãe escreve mensalmente para o jornal A Tribuna, daqui do ES. Gostaria de compartilhar não só com quem é daqui do ES, mas também para meus amigos de blogsfera do Brasil e do mundo também. Filho coruja é assim hehehe. Segue o artigo de hoje:

Muda-se o Mundo Mudando o Homem

Existe uma metáfora famosa na Índia: Jesus estava entediado, então foi falar com Deus: "Pai, aprecio a vida contemplativa, mas acho que posso fazer mais pela humanidade". Prontamente, Deus lhe deu uma tarefa: "Pegue uma lima e alise o topo do Himalaia". Depois de sete mil anos, com a tarefa cumprida, Jesus voltou e novamente perguntou ao Pai: "E agora, o que posso fazer?"

Deus então deu a Jesus uma colher e pediu que ele esvaziasse o Oceano Índico. A missão parecia impossível, mas Jesus não se deu por vencido. Após sete mil anos de trabalho perseverante, foi novamente ao Pai: "Está feito, e agora?"

Deus então olhou para Jesus e lhe disse: "ouça meu filho, agora você vai descer à Terra e convencer os homens de lá a amarem uns aos outros - isso irá mantê-lo ocupado por toda a eternidade!"

O ser humano tem brilhado em todas as atividades. São inegáveis os avanços na ciência e na tecnologia - até gente já se faz em laboratório! Mas inexplicavelmente cada dia nos revelamos incompetentes na arte de amar. Todos querem ser amados, mas ninguém se dispõe a dar amor.

Esse amor necessitado, fechado em si mesmo, não é uma simples manifestação do egoísmo humano. A coisa é mais séria e tem suas raízes na educação.

Na escola, a criança aprende português, matemática, informática, etc, mas pouquíssima coisa sobre amor, gratidão, lealdade... aprende a conhecer o mundo, mas não a si mesma. Quando essa criança toma contato com a religião, aí então é que a coisa complica, porque começam a ensinar a ela que é preciso amar o próximo como a si mesma. Como praticar o ensinamento do mestre se ela não se ama e nem mesmo sabe quem é?

O ensino tradicional insiste na supremacia do cérebro e do intelecto - é a exaltação do mundo exterior, do que é passageiro. O conhecimento científico é despejado nas crianças como se todas fossem iguais. Nenhuma atenção se dá à individualidade e ao coração, sede das emoções.

O que o homem conquistou na ciência e na tecnologia melhorou as nossas condições materiais de vida, não há a menor dúvida. O que precisamos agora é priorizar o coração, promovendo a educação espiritual, fundamentada em cinco valores humanos - verdade, ação correta, paz, amor e não-violência.

Tenho me esforçado para conscientizar administradores públicos sobre a importância do Programa de Educação em Valores Humanos, desenvolvido com sucesso em mais de 130 países da Europa e da Ásia. O modelo é simples e não requer custos para os cofres públicos - talvez seja esta a razão de algumas resistências.

O modelo atual é cheio de licitações, movimenta fortunas na construção de prédios, compra de equipamentos, enquanto a Educação em Valores Humanos aponta para um único investimento: a valorização do professor, que hoje vive uma situação absurda: é mal pago e muito exigido.

Perguntaram a Platão o que ele achava de Péricles, o governante que promoveu espetacular crescimento na economia da Grécia. O filósofo sentenciou: Não é um bom político! Para justificar sua opinião, perguntou: o que Péricles fez pelo crescimento das pessoas? Nada, disseram seus interlocutores. Platão então concluiu: a verdadeira política é aquela fundamentada na promoção humana, bom político é aquele que sabe gerar felicidade.

Só se muda o mundo mudando o coração do homem.

Jane Mary de Abreu é jornalista e consultora de marketing

10 comentários:

  1. Que interessante esse texto
    é verdade o mundo só vai mudar quando cada uma das pessoas mudarem tbm
    parabens pelo texto
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi meu amigo...
    O post de sua mommy dispensa comentários, porém digo que é alento pra mim lê-lo, como seria bom se pudéssemos todos aprendermos daí as lições necessárias pra nossa vida.
    Bom amigo com relação a minha saúde vou indo, terei um longo caminho de tratamento pela frente. Quanto tempo? Indeterminado, talvez até o suspiro final. Mas assim é a vida e de qualquer forma isso não significa que não posso ter uma longa vida hehehehe quem sabe quanto tempo se tem pra viver?
    Mas estou bem. Hoje quando sai do hospital com alguns resultados em em mãos me lembrei de você e da parábola: ISSO TAMBÉM PASSARÁ! E eu espero amigo, eu espero. Afinal a esperança move o espírito humano.
    Bju meu amigo e obrigado pelo carinho.
    Jason

    ResponderExcluir
  3. caraca, adorei o final. Mas pensemos bem, acho que a escola é o lugar para o saber técnico mesmo. A questão de valores deve vir da família. Por isso que nunca me dei bem com religião nenhuma. rs Mas mesmo assim nunca quis matar ninguém, roubar, ferir, continuo pensando em ajudar quem quer que seja sem diferenciar ninguém. Bem, Caio, a sua mãe tem um ponto de vista que diferencia do meu um pouco, mas mesmo assim devo reconhecer que escreve muitíssimo bem e me parece ser uma pessoa culta.

    Abração!!!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Renan no aspecto " deve vir da família". A religião fundamentada em regras, que partem de corações áridos é violenta e assassina tanto quanto um fuzil.Mas concordo quando a Jane diz "amar ao proximo como a si mesmo" é perfeito e eu creio totalmente nisso... só que cada um naturalmente, reproduz o entendimento que recebeu e foi digerido alma adentro.Se recebeu violência seja lá em qual aspecto e grau ainda que não a reproduza na forma como a recebeu, não escapa ileso não, ninguém escapa. Um detalhe, acho que as crianças conseguem ser crudelíssimas nesse quesito, pois não tem limites em si mesmas e se são fruto de lares onde o amor é escasso ou não é manifestado... Socorro!!! nossa acho que fui prolixo nesse comentario... preciso voltar pra mais uns dias em Domingos martins hahahahaha
    Abraço caio e Jane (parabéns)

    ResponderExcluir
  5. Acho q ainda temos jeito. Só não acho q iremos descobrir isso sozinhos. =/

    ResponderExcluir
  6. Caio, ler sua mãe é tão bom, qunato ler voce. Sempre com coisas boas pra nossa reflexão, muito bom. De fato, cada vez mais o amor se esfria e as pessoas criam muros separando-as. E o post faz uma boa relação ao post do Rond. Parabens! Essa semana inteira to ai na tua terra.

    ResponderExcluir
  7. Caiao.....haha conv com isso um dia antes da postagem ne...gostei..
    Muito impresionante o que a senhora sua mae escreve...com certeza a escola forma a pessoa tecnicamente...e os valores da familia hoje em dia ficam muito absoletos a realidade humana.....

    abraçao my friend....

    ResponderExcluir
  8. Olá Caio,

    com toda certeza sua mãe está na atividade correta: é um texto ótimo!
    Quero ler sempre agora.

    Bom, quanto ao tecnobrega, hahahahaha
    cada átomo do meu corpo cresceu mergulhado neste universo. E como se diz: ou eu me rendia, ou eu me revoltava completamente.
    Hoje, admiro a força dessa galera em trabalhar, em batalhar pelo seu lugar, e até tenho carinho por várias músicas como diz a postagem.
    E pretendo lutar para que eles continuem produzindo, apoiar para que eles continuem evoluindo...quem sabe não surge alguém ainda mais digno.

    Quero mesmo que um dia o tecnobrega seja elegante.Talvez eu não consiga...mas pelo "talvez", eu continuo acreditando.

    Muda-se o mundo mudando o homem, não é mesmo?

    =D

    abração

    ResponderExcluir