segunda-feira, 30 de junho de 2008

Críticos elegem Heath Ledger o melhor vilão de todos os tempos


Deu no Terra:

Dias antes da estréia de O Cavaleiro das Trevas nos cinemas mundiais, a atuação de Heath Ledger, morto em janeiro deste ano, já recebeu elogios de praticamente todos os jornais norte-americanos. Muitos veículos, como o Daily Telegraph e o National Post, citaram o Coringa do ator como o "melhor vilão de todos os tempos".
As críticas não evitam dizer que Ledger deve aparecer entre os cinco indicados ao Oscar de melhor ator coadjuvante na cerimônia que acontece em fevereiro de 2009 nos Estados Unidos.
O filme foi mostrado apenas em uma sessão exclusiva, em Los Angeles, para uma platéia composta de jornalistas, críticos e empresários do mercado cinematográfico.
No Brasil, O Cavaleiro das Trevas terá estréia no dia 18 de julho.


Não quero comentar a atuação de Heath (e nem posso, pois não vi o filme), mas é impressionante como qualquer pessoa cresce, vira memorável depois de morto. A morte dignifica as pessoas. Duvido muito que os críticos de cinema (logo eles) estariam nessa excitação toda por causa da atuação de Heath se ele ainda estivesse vivo.

A história nos mostra claramente isso: Kurt Cobain, ex-vocalista do Nirvana, é tratado como um deus na MTV ou em qualquer grupinho de jovens aficcionados por música. Ai de quem falar mal do "deus" - viciado em tudo quanto é droga, que se suicidou em 1994.

Aqui no Brasil, ai de você se falar mal de Renato Russo, morto em decorrência da Aids, em 1996. E Cazuza? Vixi... o grande poeta.

Não estou aqui para questionar o talento dessas pessoas, não é isso. Eles tiveram e muito, mas o que me impressiona é que estes artistas se tornaram maiores depois de mortos. Viraram mitos. John Lennon só é John Lennon porque morreu. Concordo que ele tem uma contribuição enorme na música e tals, mas se ainda estivesse vivo, teria a importância que tem? Duvido muito. Provavelmente seria um velho chato e ranzinza reclamando do Bush ao lado daquela japonesa insuportável e sem talento (essa sim, sem talento algum!) da Yoko Ono.

Imagina se Michael Jackson tivesse morrido nos anos 80? Nossa... os EUA bons de marketing, o teriam feito parecer um deus. E hoje? O que é Michael Jackson? Alguém atolado em dívidas, que vive do passado e com a fama de pedófilo e molestador de crianças.
Elvis Presley, Janis Joplin, Jimmy Hendrix, James Dean e tantos outros. Se a morte os levou no auge da carreira e deixou os fans órfãos, por outro lado ela tratou de deixá-los com status de deuses imortais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário